Fronteiras do Paraná e de Santa Catarina são fortalecidas contra ilícitos transfronteiriços e ambientais

No dia 25 de março, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), reforçada pelo 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RC Mec), iniciou a Operação Fronteira Sul I nas áreas localizadas dentro da faixa de fronteira nos estados do Paraná e de Santa Catarina, conforme regulamentado pelo Decreto nº 85.064, de 26 de agosto de 1980. As ações estão de acordo com o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, instituído pelo Decreto Presidencial nº 8.903, de 16 de novembro de 2016, para fortalecer a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão de delitos transfronteiriços.

A Operação está sendo desencadeada em coordenação com diversos órgãos de segurança pública e de fiscalização federais, estaduais e municipais, em ambiente interagências, com os objetivos de fortalecer a presença do Estado na região o atuar contra ilícitos transfronteiriços e ambientais.

Inicialmente, foi realizada uma formatura de aprestamento da Força-Tarefa Guarani, presidida pelo Comandante da 15ª Bda Inf Mec, General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa. Ao longo da operação, com amparo no Art. 16-A, da Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, estão sendo conduzidas operações preventivas e repressivas pontuais, tais como patrulhamentos terrestres e fluviais; estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas, de vias urbana e fluviais; revista de pessoas, veículos, embarcações e aeronaves; e intensificação da fiscalização de produtos controlados.

Já no primeiro dia da operação, a Brigada recebeu a visita do Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul, General de Brigada Carlos José Russo Assumpção Penteado, que pôde presenciar o início da atuação da tropa e uma ação cívico-social realizada no município de Santa Helena (PR).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter