Operação Conjunta em área de fronteira

No período de 21 a 24 de novembro, o 17º Batalhão de fronteira em coordenação com 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, 6º Distrito Naval, Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização Federal e Estadual realizaram Operação Conjunta em área de fronteira com ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços na área de operações, bem como atendimento à população ribeirinha por meio de ACISO, a fim de contribuir para a redução das práticas ilícitas nas regiões da faixa de fronteira e intensificar a presença do Estado.

Foram empregados 250 militares do 17º B Fron, 35 Fuzileiros Navais da Base Naval de Ladário e 03 militares da 14ª Companhia de Polícia do Exército. Foram realizadas Patrulha de Reconhecimento, Posto de Bloqueio e Controle de Vias (PBCV) e Patrulhamento Ostensivo terrestre e fluvial. As atividades se desenvolveram com excelência através do empenho dos envolvidos.

Reduzir a ocorrência de delitos e crimes transfronteiriços, aumentando a presença do Estado na região

De 20 a 25 de novembro, a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, em conjunto com o 6º Distrito Naval e com os Órgãos de Segurança Pública, realizou a Operação Ágata Pantanal II.

A operação, que tem por finalidade reduzir a ocorrência de delitos, crimes transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira, bem como aumentar a presença do Estado na região compreendida entre as cidades de Ladário, Corumbá e Porto Murtinho, ocorre desde 2011 e está amparada pela Constituição Federal de 1988, Estratégia Nacional de Defesa (Decreto Nº 6703, de 18 de dezembro de 2008) e pelo Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) (Decreto Nº 8.903, de 17 de novembro de 2016).

Coroando o término da operação, foi realizado no dia 25 de novembro, pela 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, 9º Batalhão de Saúde e Grupo Social Rompendo mais Fronteiras, uma ação cívico social (ACISO), com apoio do SENAC, SESI, SESC, Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal de Corumbá, EMBRAPA, Receita Federal, Polícia Civil e Atacado Fernandes, na área do Assentamento Urucum, em Corumbá, visando desenvolver o espírito cívico e comunitário dos cidadãos daquela comunidade.

Foram realizados 77 atendimentos básicos de saúde (clínico geral, ginecologia e pediatria), 40 orientações médico-odontológicas, 26 cortes de cabelo, distribuição de 208 lanches, doação de roupas para 274 pessoas, doação de brinquedos para 150 crianças, expedição de 66 CPF, agendamento para expedição de 74 RG, além de brincadeiras, apresentação da banda de música, palestras e exposição de material militar. No total foram beneficiadas aproximadamente trezentas e cinquenta pessoas, moradores do assentamento.

Fotos: 17º B Fron / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter