Governos do Cone Sul reforçam cooperação para combater crimes transnacionais

English version

Patrícia Comunello

Os governos dos países do Cone Sul oficializaram, em Brasília, um conjunto de ações para intensificar medidas de segurança no combate a crimes transnacionais na região. A Carta de Brasília foi assinada em 16 de novembro, durante a Reunião Ministerial do Cone Sul sobre Segurança nas Fronteiras, por ministros e autoridades de Relações Exteriores, Interior, Defesa, Justiça, Segurança e Controle de Drogas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O documento consolidou a série de compromissos discutidos para ampliar a cooperação regional no setor de segurança.

A iniciativa foi antecedida por outros dois eventos, onde foi discutido o papel do Brasil nas ações de defesa no Cone Sul. O primeiro ocorreu no mesmo dia, também em Brasília, horas antes do lançamento da Carta de Brasília, e reuniu ministros do governo brasileiro para tratar das bases internas para a cooperação regional. “Um país como o Brasil, continental e que tem aspirações globais, precisa articular permanentemente suas políticas nas áreas de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Nenhum país do mundo que se pretende respeitado pode deixar de ter essas duas políticas sincronizadas e coordenadas”, ressaltou Raul Jungmann, ministro da Defesa do Brasil, após a reunião interministerial. O ministro afirmou ainda que há “coesão e união” das esferas do governo e das Forças Armadas nas metas de cooperação.

O outro evento que tratou também sobre o mesmo tema ocorreu um mês antes da assinatura da Carta de Brasília. A I Conferência dos Comandantes dos Exércitos do Cone Sul foi realizada de 11 a 13 de outubro do 2016, em Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, entre representantes dos exércitos do Brasil, da Argentina, do Chile, Paraguai e Uruguai. Os comandantes dos cinco países discutiram meios para promover exercícios combinados entre as tropas, intensificar a defesa terrestre das fronteiras comuns, com atenção para sistemas de vigilância, e trocar conhecimento e experiências em operações de paz. “A cooperação e integração das forças armadas são importantes para a manutenção da estabilidade na região”, afirmou o General de Exército Eduardo Dias Costa Villas Bôas, comandante do Exército Brasileiro (EB). A conferência foi considerada um sucesso e uma segunda edição já está marcada para 2017, em Montevidéu, Uruguai.

As reuniões

As três reuniões ajudaram a que os envolvidos chegassem a um objetivo final e comum que é o fortalecimento da cooperação operacional interagências em segurança, o controle e vigilância de fronteiras e a promoção de encontros frequentes das autoridades nacionais responsáveis pela segurança nas fronteiras para desenvolver operações coordenadas e intercambiar experiências para combater os crimes transnacionais.

Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras

Durante a I Conferência dos Comandantes dos Exércitos do Cone Sul, além das reuniões em Foz do Iguaçu, foi realizado um exercício simulado no Centro Regional de Monitoramento, que integra o projeto-piloto do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), em Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul.

O SISFRON é um dos programas estratégicos do EB. “Reunimos-nos para tratar de assuntos que estão se tornando comuns e afetam todos os países, com graus diferentes de responsabilidades. O grande objetivo é criarmos a base de um pensamento de defesa na região”, explicou o Gen Ex Villas Bôas.

Os comandantes conheceram a estrutura e o funcionamento do SISFRON. O General de Brigada Guido Amin Naves, chefe do Escritório de Projetos do EB, ligado ao Estado-Maior da força em Brasília, apresentou fundamentos, cronograma, tecnologias e capacidades do sistema e afirmou que “o controle de fronteira é recorrente a qualquer estado”, e agregou que “ficou claro que é comum a todas as forças armadas a preocupação com esse tema, além da disposição em fazer intercâmbio com o nosso Exército”.

O Gen Brig Amin destacou ainda que a efetividade desse tipo de sistema aumenta muito se for feito dos dois lados da fronteira. Partindo dessa premissa, “estamos à disposição e em condições de intercambiar até a tecnologia que temos aqui”, lembrando que, para isso, serão necessários acordos tanto em nível militar como diplomático.

A fase piloto do SISFRON, que começou a ser executada em 2012, abrange uma faixa de 600 km da fronteira, entre o município de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, próximo à divisa do Paraná, e Caracol, na fronteira com o Paraguai. Radares terrestres com alcance de 20 km já estão instalados, além de modelos móveis, que podem ser deslocados por dois homens e identificam movimentação humana a até 8 km. “O sistema é pensado para trabalhar em um ambiente interagências, ou seja, quem vai atuar contra uma ameaça identificada pelos radares e sensores pode nem ser as forças armadas”, concluiu o Gen Brig Amin.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter