Segurança na fronteira leva ministro da Defesa de novo a Campo Grande

Alberto Dias

Buscar alternativas para melhorar a segurança nas fronteiras de Mato Grosso do Sul motiva nova visita do Ministro da Defesa, Raul Jungmann, que chega a Campo Grande nesta quinta-feira (8). Na ocasião, o chefe da segurança nacional abordará a questão junto aos deputados estaduais, durante a sessão da Assembleia Legislativa.

As discussões sobre o reforço no policiamento das fronteiras secas do Estado foi tema de audiência pública promovida na semana passada pelos deputados Coronel David (PSC) e Junior Mochi (PMDB). Para esta audiência, o ministro enviou o general do Exército Brasileiro Gerson Menandro Garcia de Freitas, que falou sobre a atuação das forças armadas na fronteira.

O ministro Raul Jungmann esteve em Campo Grande em 17 de junho, quando explicou que o Exército Brasileiro não aumentava sua presença nas fronteiras por falta de dinheiro e também pelo desinteresse político do Congresso Nacional. Também em junho, o secretário de Estado de Justiça e

Segurança Pública, José Carlos Barbosa, solicitou reforço federal para incrementar o efetivo de policiais que combatem o tráfico de drogas na faixa de fronteira que soma 1,5 mil quilômetros. Outro problema apontado por Barbosa é que "o sistema carcerário do Estado está caótico, com muitos presos federais enviados para cá".

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter