Operacionalização do Sisfron em Mato Grosso do Sul

Joelma Belchior
 

Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, recebeu nesta quarta-feira (25), no gabinete da Sejusp, em Campo Grande, o gerente do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, general de Exército Carlos Roberto Pinto de Souza, acompanhado da equipe responsável pela instalação do Sisfron em Mato Grosso do Sul.

A operacionalização e a infraestrutura do Sisfron, foram os temas discutidos no encontro. “Queremos tranquilizar o secretário Maluf, quanto ao cumprimento de prazos dos cronogramas de instalações dos equipamentos”, destacou o general Carlos Roberto.

Durante a reunião foram apresentados mapas das áreas localizadas na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia, que serão cobertas pelo sistema e também, os locais estratégicos escolhidos para a construção das torres, onde serão instalados os equipamentos de comunicação das forças.

O secretário Sílvio Maluf lembrou que Mato Grosso do Sul é parceiro do Exército na implantação e também na execução do Sistema de Monitoramento de Fronteiras, e destacou que as equipes da Sejusp desde já estão à disposição.

Sobre o Sisfron

Com investimentos de mais de R$ 12 bilhões em recursos do Governo Federal e um tempo de 10 anos para total implantação, o Sisfron é considerado um projeto caro e muito ousado, que vai empregar tecnologia para ajudar o Exército Brasileiro, em parceria com as Secretarias de Segurança, a melhorar a segurança pública em quase 17 mil quilômetros de fronteira, na divisa de 11 estados brasileiros com outros países.

No fim do ano passado foi ativada a primeira unidade do Sisfron aqui em Mato Grosso do Sul, no município de Dourados, para fortalecer a presença e a capacidade de ação do Estado na faixa de fronteira, bem como, auxiliar as forças policiais no combate à ilícitos como o tráfico de drogas, armas, contrabando e também, defesa sanitária.

“É um projeto estratégico do Exército Brasileiro para todos, pois é através do Sisfron que vamos otimizar sistemas, reduzir custos e estreitar as relações com os órgãos de segurança pública e as polícias, visando o combate ao crime, defesa das nossas fronteiras e também, a prestação melhores serviços para a sociedade como um todo”, explicou o coronel Gerson Gomes Novo, adjunto do Centro de Monitoramento de Fronteiras do Centro de Comando e Guerra Eletrônica do Exército.

Também estiveram presentes na reunião, o secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, Hélton Fonseca, o superintendente de Segurança Pública da Sejusp, delegado Antônio Carlos Videira, o superintendente de Planejamento, Projetos e Ações Integradas das Políticas de Segurança Pública, coronel Luiz Carlos Garcia Gomes, o delegado Luiz Sérgio da Silva, coordenador de Operações de Inteligência da Sejusp e Rafael Timoteo, procurador do Estado.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter