SISFRON – Ministro da Defesa visita local de implantação do projeto piloto

O Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, visitou as instalações de implantação do projeto piloto do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) no âmbito do Comando Militar do Oeste (CMO).

O Comandante Militar do Oeste, General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha apresentou em uma palestra, as peculiaridades da região e as perspectivas do desenvolvimento do Sistema. Entre os presentes, o Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri, oficiais-generais e representantes de empresas.

A palestra enfatizou que é necessário utilizar a tecnologia proposta pelo SISFRON para combater os crimes transnacionais praticados naquela região. São mais de 2.500 km que precisam ser monitorados contra a ação de traficantes de drogas e de armas, a exploração de pessoas, e de outros crimes e ilícitos.

Uma das características mais essenciais do SISFRON, de acordo com o General Juarez, é o fato de oferecer um ambiente propício para o trabalho interagências, com a participação do Exército, das demais Forças Armadas, de órgãos de segurança pública, da Receita Federal e de outras instituições nas esferas federal, estadual e municipal. O combate ao crime organizado vai se tornar mais eficiente e moderno, atento às novas demandas do cenário internacional.

O General Juarez mostrou que o CMO é responsável ainda pela proteção de grandes infraestruturas estratégicas para o País. O SISFRON, nesse sentido, vai ampliar a capacidade de defesa dessas infraestruturas. E há outros benefícios indiretos, como a geração de emprego e renda, o estímulo à pesquisa, o fortalecimento da indústria nacional e o aumento da capacidade operativa do Exército.

No dia seguinte, o Ministro Celso Amorim viajou para a cidade de Dourados, com destino à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, onde o projeto piloto do SISFRON já está em operação.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter