BELO MONTE – Tropas do Exército treinam no canteiro de obras

Nota DefesaNet – Após os conflitos e a atenção nacional e internacional com a invasão do sítio por indíos e representantes de ONGs nacionais e internacionais as Forças de Defesa adiantam-se aos fatos. Marcou profundamente o caso da invasão da represa de Tucurui Ver detalhes Link

Mais matérias na TAG Tucuruí

Nota divulgada pelo Consórcio Construtor Belo Monte CCBM

Pelo menos 250 militares do 51º Batalhão de Infantaria de Selva – 51 º BIS, sediado em Altamira, participaram de um treinamento operacional dentro do Sítio Pimental, um dos quatro canteiros da Usina Hidrelétrica Belo Monte.
 
Segundo o tenente-coronel Volber Freire, comandante do Batalhão, a participação em operações desse tipo está prevista na Constituição Federal e pode se assemelhar a um treinamento para situação real. “O adestramento pode ser feito não só aqui, mas em qualquer empreendimento que tivéssemos a ordem para realizar um posto de segurança estático”, completou o militar, lembrando que a Norte Energia cedeu o espaço para o exercício.
 
Durante toda a terça-feira (30), militares do 51º BIS se reuniram nas instalações do Sítio Pimental e realizaram a ocupação de uma instalação considerada um ponto estratégico para que se tenha o controle do acesso e seja permitido o livre funcionamento do local.
 
Os militares ocuparam logo cedo a portaria do sítio e distribuíram as companhias pelas áreas industrial e de infraestrutura do canteiro, como o paiol de explosivos e os acessos terrestres e fluviais. “Nossa finalidade é que todos os soldados e oficiais partam de uma situação de não conhecimento da missão e faça o deslocamento com todo desdobramento logístico e operacional para a ocupação”, disse o comandante.
 
O superintendente de obras da Norte Energia, José Biagione, participou da palestra explicativa sobre a ação. “É uma honra recebermos aqui o Exército Brasileiro para treinar suas tropas”, afirmou o engenheiro.
 
O treinamento começou na madrugada de 30 de outubro e terminou no final do mesmo dia. Os militares iniciaram a desmobilização do canteiro no fim da tarde e realizaram, durante a madrugada, a marcha de 42 quilômetros até a rodovia BR-230.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter