COBERTURA ESPECIAL - Front Interno - Terrestre

19 de Maio, 2019 - 13:00 ( Brasília )

CMS - Exercício de Proteção de Infraestrutura Crítica

O 6º Esqd C Mec participou de um Adestramento de GLO em Usina Hidrelétrica no Salto do Jacuí / RS



Com Social CMS
Fotos: Sgt Ramieri



Santa Maria (RS) - No período de 13 a 16 de maio, o 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Sentinela da Boca do Monte, realizou um Exercício de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem, na Usina Hidrelétrica Passo Real, localizada na cidade de Salto do Jacuí-RS, a 180 km de sua sede.

No Exercício, o Esquadrão empregou 02 Pelotões de Cavalaria Mecanizados. A Usina Passo Real faz parte do Complexo Hidrelétrico de Salto do Jacuí, responsável por 65 % da energia gerada pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) e aproximadamente 27% do total consumido pelos gaúchos.



A barragem de Passo Real forma um reservatório com 3,85 km de extensão e 58 metros de altura, sendo o maior reservatório de água do Rio Grande do Sul, com 610 km de orla, o qual abastece todo o Complexo Hidrelétrico de Salto do Jacuí.

Durante a Operação, foram realizadas ocupação de Posto de Segurança Estático (PSE), Posto de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) e Patrulhamento Ostensivo nas áreas adjacentes da usina e nos locais de acesso a barragem.




O exercício contou com o apoio do 4o Batalhão Logístico, no transporte de uma VBTP EE-11 URUTU, para ser empregada no patrulhamento ostensivo. A ação de choque proporcionada pelo blindado, contribuiu para o aumento do poder de dissuasão da tropa neste tipo de operação.

A Operação Jacuí II proporcionou não apenas o adestramento da tropa em Operações de Garantia da Lei e da Ordem, mas também contribuiu para o estreitamento dos laços de confiança e amizade com os funcionários da CEEE-GT e a população de Salto do Jacuí.






Observar que a Operação Ágata dentra da Fronteira Sul também inclui ações no Lago de Itaipu





Nota DefesaNet e matérias relacionadas


 

Desde a ação patrocinada por organizações irregulares (MST, MAB e afiliados) contra a Hidrelétrica de Tucurui (2007), os exercícios de proteção às instalações de infraestrutura de rede energética nacional têm sido uma "discreta" prioridade.

 

SELVA - Navegue no Lago de Tucuruí nos EE-11 Urutu do 23º Esqd C Sl

Nota DefesaNet - Este artigo deveria estar na seção TOA (Teatro de Operações da Amazônia), mas pelo ineditismo e importância foi deciddo publicá-lo na do Projeto da VBTP-MR Guaran, que irá ...

Guarani - 28 NOV 2012


TOA - Operação Tucuruí

Nelson Düring Editor-chefe DefesaNet O Exército Brasileiro, por meio da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), sediada em Marabá-PA,  e subordinada à 8ª Divisão do Exército e ...

TOA - 22 NOV 2012




TUCURUÍ - Governo autoriza uso do Exército

Guerra Irregular Moderna Jeferson Ribeiro Direto de Brasília O uso das Forças Armadas para conter a manifestação na usina hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, foi autorizado nesta quarta-feira pelo ...

Front Interno - 23 MAR 2007


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Brasil - Argentina

Brasil - Argentina

Última atualização 15 JUN, 16:40

MAIS LIDAS

Front Interno

2
25 MAI, 15:40

FIUZA - Os Donos da Rua