Com Social CMS
Fotos: Sgt Ramieri
Santa Maria (RS) – No período de 13 a 16 de maio, o 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Sentinela da Boca do Monte, realizou um Exercício de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem, na Usina Hidrelétrica Passo Real, localizada na cidade de Salto do Jacuí-RS, a 180 km de sua sede.
No Exercício, o Esquadrão empregou 02 Pelotões de Cavalaria Mecanizados. A Usina Passo Real faz parte do Complexo Hidrelétrico de Salto do Jacuí, responsável por 65 % da energia gerada pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) e aproximadamente 27% do total consumido pelos gaúchos.
A barragem de Passo Real forma um reservatório com 3,85 km de extensão e 58 metros de altura, sendo o maior reservatório de água do Rio Grande do Sul, com 610 km de orla, o qual abastece todo o Complexo Hidrelétrico de Salto do Jacuí.
Durante a Operação, foram realizadas ocupação de Posto de Segurança Estático (PSE), Posto de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) e Patrulhamento Ostensivo nas áreas adjacentes da usina e nos locais de acesso a barragem.
O exercício contou com o apoio do 4o Batalhão Logístico, no transporte de uma VBTP EE-11 URUTU, para ser empregada no patrulhamento ostensivo. A ação de choque proporcionada pelo blindado, contribuiu para o aumento do poder de dissuasão da tropa neste tipo de operação.
A Operação Jacuí II proporcionou não apenas o adestramento da tropa em Operações de Garantia da Lei e da Ordem, mas também contribuiu para o estreitamento dos laços de confiança e amizade com os funcionários da CEEE-GT e a população de Salto do Jacuí.
Operação Ágata / Fronteira Sul. O Seu #Exércitonuncapara #interagências #juntossomosmaisfortes #BraçoForte #OperaçãoÁgata #FronteiraSul #PodeConfiar pic.twitter.com/NJAKdPNjiX
— Comando Militar do Sul (@CmdoCMS) May 19, 2019
Observar que a Operação Ágata dentra da Fronteira Sul também inclui ações no Lago de Itaipu
Nota DefesaNet e matérias relacionadas
Desde a ação patrocinada por organizações irregulares (MST, MAB e afiliados) contra a Hidrelétrica de Tucurui (2007), os exercícios de proteção às instalações de infraestrutura de rede energética nacional têm sido uma "discreta" prioridade.
SELVA – Navegue no Lago de Tucuruí nos EE-11 Urutu do 23º Esqd C Sl
Guarani – 28 NOV 2012
TOA – 22 NOV 2012
TUCURUÍ – Governo autoriza uso do Exército
Front Interno – 23 MAR 2007