Exército implementa medidas preventivas contra incêndios florestais no Centro-Oeste brasileiro

O bioma Cerrado caracteriza-se pela ocorrência de incêndios florestais, em especial nos meses de julho a outubro, quando as altas temperaturas, a umidade do ar extremamente baixa, a vegetação ressecada e ventos fortes formam uma combinação altamente propícia para a sua ocorrência.

O 41º Batalhão de Infantaria Motorizado (41º BI Mtz), com seus quase 1.100 hectares de área, tem a real preocupação de diminuir a possibilidade de ocorrências de incêndios, com o intuito de preservar a flora e a fauna de seu Campo de Instrução, evitar danos às propriedades limítrofes ao Batalhão e evitar a poluição do ar de Jataí, ocasionado pela fumaça.

Com o intuito de prevenir ou diminuir os efeitos de incêndios florestais, caso ocorram, o 41º BI Mtz tomou medidas preventivas para esse fim. No mês de maio, junho e julho do corrente ano, o Batalhão contou com o apoio de pessoal especializado e maquinário da 23ª Companhia de Engenharia de Combate (Ipameri/GO) na realização e recuperação de 60 km de aceiros, além de ampliar a sua largura de 2,5 para 4 metros.

Já no mês de abril, os militares do Batalhão, receberam instruções teóricas e práticas de combate a incêndios na área do Batalhão, ministrada por militares do 13ª Batalhão de Bombeiro Militar, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, localizada no Município de Jataí.

Tal atividade visou capacitar os militares do 41º BI Mtz nos fundamentos do combate aos incêndios florestais e nas formas e meios de combatê-los com segurança.

No mês de agosto, o Comandante do Batalhão foi convidado a participar de uma audiência publica na Câmara Municipal de Jataí, com a finalidade de apresentar aos vereadores as medidas adotadas pela organização militar para a prevenção e combate aos incêndios florestais no seu Campo de Instrução, uma vez que esse se encontra contíguo à área urbana do munícipio.

Tais medidas preventivas e o pronto combate aos incêndios, quando ocorrem, atestam a preocupação de todos os militares do 41º BI Mtz com a prevenção e combate aos incêndios florestais, com o meio ambiente e com todo o bem-estar da população jataiense que, devido à existência do Campo de Instrução, conta com uma grande área de cerrado preservada próximo a sua área urbana.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter