+ Médicos – Diretriz para ampliar apoio das Forças Armadas

De acordo com o documento, a cooperação das Forças Armadas com o Programa Mais Médicos será executada em todo o território nacional até 31 de dezembro deste ano. Segundo informações da Chefia de Logística do Ministério da Defesa (Chelog/MD), o papel da pasta é planejar as rotas, viaturas e demais meios que serão empregados para levar esses supervisores, que são médicos civis e militares responsáveis por acompanhar a atuação dos profissionais.

Durante as inspeções, cada supervisor brasileiro fica a cargo de, em média, dez profissionais do programa. O objetivo é verificar, além do atendimento prestado à população, as condições de trabalho e disponibilidade de materiais. São visitas realizadas a periodicamente.

O vice-chefe da Chelog, general José Orlando Ribeiro Cardoso, explicou que o apoio das Forças Armadas é fundamental para o andamento do projeto. O programa acontece em municípios carentes e, muitas vezes, inóspitos e de difícil acesso. “Em muitos lugares não tem quem chegue. Então, nosso papel é de transporte exclusivo”, disse.

O general afirmou, ainda, que alguns médicos passam por curso de especialização em saúde indígena para atender à demanda dessas comunidades. Em fevereiro, 25 profissionais de todo o país passaram por capacitação desta natureza, oferecida em Cuiabá (MT).

No caso do apoio logístico, Orlando lembrou que a ação acontece de maneira integrada com os ministérios da Saúde e da Educação, além da Casa Civil. “O pedido vem desses órgãos. Aqui, nós somos um elo com as Forças. Quem executa é a Marinha, o Exército e a Aeronáutica.”

Sobre o programa

Até 2014, a iniciativa do Governo Federal levou cerca de 14,5 mil médicos a 3.785 municípios de todo país, atendendo 50 milhões de brasileiros.

A previsão do Ministério da Saúde é que, até o final de 2015, o número de profissionais atuando pelo programa alcance 18,2 mil, levando assistência à saúde para 63 milhões de pessoas.

A atuação das Forças Armadas ocorre na recepção dos integrantes do programa nos aeroportos; transporte aéreo para capitais e centros de capacitação; distribuição para municípios da Amazônia Legal; além do transporte de médicos supervisores.

 

Diário Oficial da União 19 Março 2015

Ministério da Defesa

GABINETE DO MINISTRO

DIRETRIZ MINISTERIAL Nº 3, DE 18 DE MARÇO DE 2015

 

O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, atendendo à determinação da Presidenta da República, decorrente da reunião realizada com o Ministério da Saúde, decidiu autorizar o emprego das FORÇAS ARMADAS, em apoio ao Programa Mais Médicos do Governo Federal, restrito à "cooperação em atividade de apoio logístico", em todo o território nacional, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2015.

 

Assim, com fundamento no Art. 9º e no § único do Art.16 da Lei Complementar nº 97/1999, com a redação dada pelas Leis Complementares nº 117 e nº 136, de 02 de setembro de 2004 e 25 de agosto de 2010,

DETERMINO:

1. Aos COMANDANTES DA MARINHA E DO EXÉRCITO que:

 

1.1. ACIONEM os meios logísticos (pessoal e material) necessários para a recepção, hospedagem, transporte urbano e distribuição dos médicos intercambistas e supervisores nos municípios de atuação em apoio ao programa;

 

1.2. DESIGNEM um Oficial para promover a ligação com os demais órgãos governamentais;

 

1.3. MANTENHAM este Ministério informado das ações, por intermédio do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA); e

 

1.4. INFORMEM ao CEMCFA, oportunamente, o montante discriminado das necessidades financeiras exigidas pelo apoio ao Programa.

 

3. Ao COMANDANTE DA AERONÁUTICA que:

 

3.1 ACIONE os meios logísticos (pessoal e material) necessários para o transporte aéreo dos médicos intercambistas e supervisores em apoio ao programa;

 

3.2. DESIGNE um Oficial para promover a ligação com os demais órgãos governamentais;

 

3.3. MANTENHA este Ministério informado das ações, por intermédio do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA); e

 

3.4. INFORME ao CEMCFA, oportunamente, o montante discriminado das necessidades financeiras exigidas pelo apoio ao Programa.

 

4. Ao CHEFE DO ESTADO-MAIOR CONJUNTO DAS FORÇAS ARMADAS que:

 

4.1. Promova a ligação e a coordenação com as demais autoridades envolvidas no Programa; e

 

4.2. ACOMPANHE a execução do apoio, mantendo o MINISTRO DA DEFESA informado sobre as principais realizações.

 

5. À SECRETÁRIA – GERAL DO MINISTÉRIO DA DEFESA, que SUBMETA ao MINISTRO DA DEFESA as providências recomendadas para o atendimento das solicitações de recursos financeiros e outras necessidades em apoio ao Programa.

 

JAQUES WAGNER

Opinião DefesaNet

O Programa mais Médicos tem vários objetivos no interesse de Cuba e do atual governo:

– É o maior programa de infiltração e de Inteligência conhecido no Mundo, atualmente em curso, muitos foram identificados como agentes de inteligência cubanos. Curiosamente bancado pelo país alvo, o Brasil;

– Program de Agitação e Propaganda (AGITPROP), fatos comprovados tanto nas eleições presidenciais de 2014, como nas recentes manifestações, e,

– Desestruturação do Sistema Médico Brasileiro subvertendo-o aos interesses presidenciais (políticos do Partido dos Trabalhadores).

Mas, um ponto deve ser observado é que, esta Diretriz Ministerial surge após a Manifestações de 15 de Março 2015. É possível tentar fazer uma ilação na ação do governo cubano de infiltração nas Forças Armadas, em apoio ao atual governo.

Digno de Nota é a "amnésia" do Chefia de Logística do Ministério da Defesa (Chelog/MD), general José Orlando Ribeiro Cardoso, que esqueceu o excepcional trabalho feito ao longo dos anos pelo Projeto Rondon, e das ações das 3 Forças em muitas partes do país, em especial na Amazônia.

O Editor

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter