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O Processo de Modernização Sueco

A Suécia adota um processo de modernização de caças praticamente único no mundo. Ao contrário de adotar o princípio de grandes degraus os suecos adotam o processo de pequenas e constantes modernizações e atualizações. Elas são chamadas de MS, do termo em inglês Material Specification. Em outros países mais esta atualização é conhecida com a expressão “Block”, usada pelos americanos.

A atual MS do Gripen C/D é a MS18. E mesmo este número tem a versão.9. Assim a versão atual precisamente é a MS18.9. Todas as alterações de software, procedimentos, equipamentos e em especial integração de novas armas ou sistemas constam sempre de uma MS ou atualização.

Na semana 11 de 2010 será introduzida a MS19, que incorpora as alterações provenientes da participação do Gripen C/D na Operação Red Flag 08/3. O processo de introdução é definido em três partes: Força Aérea Sueca, a Administração de Materiais de Defesa (FMV) e a Indústria, no caso a SAAB.

No importante processo de definição e aprovação das atualizações está a unidade Operational Test & Evaluation (OTE), localizada em Linköping.

No dia 28 de Janeiro 2010 o Governo Sueco aprovou o desenvolvimento da MS20. A aprovação pelo conselho de ministros é considerada a prova de apoio e comprometimento do governo no Gripen NG.

Cumpre notar que todas as decisões de governo e do conselho de ministros são de forma consensual. Significa que não haverá solução de continuidade após a decisão e na sua implementação. A base das modificações e modernizações previstas na MS20 formarão o Gripen E/F, que também será a base do NG.

O gráfico acima mostra o processo de evolução do Gripen

Para 2013 está previsto que todos os caças Gripen da Força Aérea Sueca estarão no standard C/D. Serão modificados 31 Gripen A/B para o padrão C/D. Isto significa que serão Gripen C/D na MS19 com a versão da época.

Consideram assim que mesmo com a redução do número de aeronaves terão um efeito multiplicador pois todas estarão no mesmo nível técnico e de capacidade operacional.

Nota: a experiência americana no Iraque e Afeganistão foi muito negativa quando operavam em um mesmo setor caças F-16 de diferentes gerações Block 15/30/40… etc.
 

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