IACIT lança Radar OTH na FIDAE 2018

Instalado no sul do Brasil, no Farol de Albardão (RS), o primeiro Radar OTH (Over The Horizon – Além do Horizonte), da América do Sul será lançado durante a FIDAE 2018. A IACIT, empresa brasileira com atuação consolidada no desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia, é a responsável pelo desenvolvimento do sistema, que contou com a parceria da ELTA Systems, empresa do grupo IAI (Israel Aerospace Industries) e apoio da Marinha do Brasil. A FIDAE 2018 acontece de 3 a 8 de abril, em Santiago (Chile).

A IACIT estará no Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Foram cerca de cinco anos desde o início dos estudos até o momento. Durante o ano de 2017, as equipes envolvidas realizaram os testes de calibração e de validação de dados do sistema. Hoje, o Radar OTH já está totalmente pronto e operacional para iniciar o monitoramento e vigilância das fronteiras marítimas do Brasil.

Estrategicamente instalado na costa sul do Brasil, o Radar OTH é capaz de monitorar embarcações localizadas em até 200 milhas náuticas da costa, enxergando as riquezas dos mares brasileiros dentro do limite de jurisdição nacional. O Radar OTH é essencial para detectar as embarcações que não transmitem sinal de AIS, conhecidas como embarcações “não cooperativas”.
 
Defesa e Segurança

Atuando também nos setores de Defesa e Segurança, a IACIT irá levar para a FIDAE a solução de proteção contra ameaças de drones, o DRONEBlocker. A solução DRONEBlocker é ideal para ser implantada em complexos industriais e locais estratégicos para segurança, evitando que informações sigilosas e rotinas empresariais sejam usadas por criminosos.
 
Navegação aérea

A IACIT também apresentará o DME 0200 (Distance Measuring Equipment), um sistema de auxílio à radionavegação, que já está em operação em 3 aeroportos e irá fornecer mais 33 sistemas para a FAB (Força Aérea Brasileira), que serão instalados na faixa leste do país, garantindo uma cobertura de parte do território nacional.

O DME 0200 se utiliza do princípio da triangulação para determinar a posição de uma aeronave, com um nível de acuracidade aceitável para que se ofereça PBN numa área terminal (TMA).
 
Meteorologia

O NeuralCAST e o RouteCAST representam a vanguarda de tecnologia para apoio à navegação e controle de tráfego aéreo e estão alinhados com o conceito de Navegação Baseada em Performance (PBN). As duas soluções operam junto à Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica para apoiar os operadores de tráfego aéreo com previsões meteorológicas.

O NeuralCAST é um sistema que utiliza redes neurais artificiais treinadas para gerar informações de tendências meteorológicas de teto, visibilidade, ocorrência de rajadas, velocidade e direção do vento, para um horizonte de até 3 horas, utilizando as informações das estações do próprio aeródromo.

Já o RouteCAST identifica o volume ou área do espaço aéreo sob efeito de formações meteorológicas que possam apresentar risco às aeronaves em rota, como por exemplo nuvens Cumulonimbus (CB), permitindo monitorar eventos severos e prever o seu deslocamento para uma projeção de até 30 minutos. O sistema utiliza como fonte de dados radares meteorológicos e sensores de descargas elétricas atmosféricas.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter