Radar Oceânico da IACIT pode monitorar as provas aquáticas durante os JO RIO 2016


FIDAE 2016 – PAVILHÃO BRASIL:  ABIMDE – APEX BRASIL


IACIT participou da FIDAE 2016 (Feira Internacional do Ar e Espaço), que aconteceu entre 29 de março e 03 de abril em Santiago no Chile. Presente no Pavilhão Brasil (F), coordenado pela ABIMDE e com apoio da APEX-BRASIL, a empresa brasileira apresentou as soluções empregadas para o desenvolvimento do Radar Oceânico, que já está em fase final de implantação e testes e já poderá ser  utilizado para o monitoramento dos mares brasileiros durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

O projeto da IACIT é o primeiro Radar Oceânico do país. O equipamento, em testes no sul do país, está apto a monitorar as praias do Rio de Janeiro durante o evento esportivo. O Radar Oceânico Brasileiro foi desenvolvido com a mais alta tecnologia existente no mercado mundial e é aplicado tanto em projetos civis, quanto científicos ou de segurança nacional. O equipamento permite o mapeamento das correntes marítimas, detecta perigos ambientais como tornados e tsunamis e pode ser usado na vigilância costeira.

O Radar é um sistema desenvolvido para obtenção das medidas de Correntes Superficiais Oceânicas através de sinais em HF (High Frequency), contemplando a mais alta tecnologia em processamentos de sinais, disponibilizando maior agilidade, precisão e exatidão nas medidas, de acordo com cada aplicação a ser utilizada.

A Plataforma Radar desenvolvida pela empresa utiliza conceitos de modularidade, permitindo a adequação de suas capacidades funcionais e operacionais, tendo sido idealizada para atender às diversas demandas por outros radares, por exemplo, para vigilância marítima, monitoramento do tráfego aéreo e sensoriamento marítimo.

O projeto é composto por subsistemas de Transmissão e Recepção em HF, processamento de sinais e armazenamento de dados. Devido à alta tecnologia empregada, o Radar Oceânico IACIT necessita de pequenas áreas para sua instalação.

Conheça Mais: 

O Radar Oceânico IACIT é um sistema que emprega técnicas avançadas de processamento de sinais digitais visando obter informações intrínsecas do oceano.

Composto por unidades de transmissão, recepção e processamento de sinais de radiofrequência na faixa de HF (High Frequency), o Radar Oceânico IACIT possibilita a medida de correntes marítimas superficiais, auxiliando nas seguintes aplicações:

• Sensoriamento e Mapeamento de velocidade e direção das correntes marítimas superficiais;

• Observação contínua em tempo real de grandes áreas oceânicas;

• Monitoramento e previsão de trajetórias de vazamentos, poluição e algas nocivas;

• Dados efetivos para navegação marítima, auxiliando operações de resgate, buscas e salvamentos;

• Informação de velocidade e direção de ventos próximos à superfície oceânica;

• Estudos e pesquisas para atividades oceânicas, proporcionando dados com formatação padronizada;

• Assistência na proteção e vigilância costeira.

Sobre a IACIT

Certificada pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa (EED), a IACIT vem atuando há 30 anos em projetos ligados ao setor. A IACIT desenvolveu o primeiro grande projeto com a instalação do sistema de comunicação em VHF para controle do tráfego aéreo do CINDACTA II, realizado entre os anos de 1986 e 1990. Com essa experiência, a empresa fortaleceu-se no fornecimento de serviços especializados de implantação e manutenção de sistemas aplicados ao auxílio e controle da navegação aérea.

Em 1999, a IACIT conquistou a certificação ISO 9000. Na década de 2000, a empresa experimentou um crescimento bastante acentuado e em uma ação mais ousada, no final de 2008, decidiu criar sua Engenharia de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e montar sua unidade fabril. A partir de 2008, a meteorologia radar e sistemas de telemetria e telecomando, foram acrescentados ao seu portfólio rol de produtos. Atualmente, a IACIT é a única empresa brasileira fabricante de auxílios à radionavegação aérea, e fabrica também radares meteorológicos e equipamentos e soluções de contramedida eletrônica aplicadas à segurança pública e defesa. Possui uma estrutura de engenharia certificada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas complexos tanto para hardware como para software estabelecida em São José dos Campos, tendo lançado recentemente produtos meteorológicos de software para aplicação a gestão do tráfego aéreo, proporcionando grandes benefícios para rotas e pouso de aeronaves.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter