FIA – EMBRAER E2 – Apresentado o interior da cabine de passageiros

Farnborough, Reino Unido, 14 de julho de 2014 – A EMBRAER exibe pela primeira vez ao público, na edição 2014 da Feira Internacional de Farnborough, na Inglaterra, o modelo em tamanho real (mock-up, em inglês) da cabine de passageiros da segunda geração da família de E-Jets de aviões comerciais, os E-Jets E2. A empresa de design Priestmangoode, do Reino Unido, foi contratada para desenvolver, conjuntamente com a Embraer, o design da cabine da aeronave.

“Os E-Jets sempre se destacaram entre os passageiros pelo excelente conforto e espaço individual, numa cabine onde todos os assentos são de janela ou corredor, sem a desconfortável poltrona do meio”, disse Paulo Cesar Silva, Presidente & CEO da Embraer Aviação Comercial. “O novo interior dos E-Jets E2 entregará um ambiente ainda mais confortável e funcional, na busca para atender às necessidades dos passageiros e maximizando a eficiência operacional das companhias aéreas.”

Na classe econômica os E-Jets E2 manterão os dois assentos de cada lado do corredor, uma vantagem em relação a outras aeronaves que oferecem bancos com três assentos. Devido a esta configuração os aviões da Embraer maximizam o conforto dos passageiros e permitem maior agilidade durante o embarque e desembarque. Com uma largura de 18,3 polegadas os assentos estão entre os mais largos oferecidos na indústria, e serão do tipo ‘slim’, provendo maior espaço para as pernas dos passageiros.

Já os compartimentos de bagagem a bordo (overhead bins, em inglês), serão cerca de 40% maiores do que na atual geração de E-Jets, o que permitirá que cada passageiro tenha espaço para uma mala de mão do tamanho tipicamente aceito pelas empresas aéreas. Além disto, o bagageiro também acomodará malas do tamanho máximo recomendado pela IATA (dimensões: 56 cm de comprimento, 45 cm de largura e 25 cm de altura).

Os novos painéis individuais de controle de luzes e ar-condicionado (Passenger Service Unit, ou PSU, na sigla em inglês) reforçam o conceito de “território pessoal”, com controles mais ergonômicos e intuitivos, com inspiração no setor automotivo. As janelas foram reprojetadas, dando a sensação de maior tamanho, oferecendo alta luminosidade na cabine.

Para a primeira classe, a Embraer está avaliando o conceito de assentos escalonados, com poltronas individuais e amplo espaço para as pernas, trazendo para jatos de corredor único um padrão de conforto oferecido apenas em aviões de grande porte. Em termos de entretenimento e de conectividade, a cabine do E2 terá opções de internet wi-fi e telas individuais, entre outros itens.

Outra inovação, ainda em análise pela EMBRAER e que está na cabine que a Empresa exibe em Farnborough, é a colocação de uma tela de boas-vindas ao passageiro na entrada do avião, que pode gerar uma potencial fonte de receita adicional às companhias aéreas por meio de publicidade e branding.

Pensando nas empresas de leasing, e na rápida reconfiguração da aeronave, a Embraer desenvolveu o interior no conceito de construção modular, com partes e estruturas comuns, como peças comuns para os bagageiros de bordo em todas as classes de serviço, o que agiliza a reconfiguração, diminui o número de peças e facilita a manutenção.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter