Combate ao garimpo ilegal na calha do rio Madeira resulta em detenções e apreensões de equipamentos

Dentro das atividades da Operação Verde Brasil, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), por meio do Comando de Fronteira Rondônia e 6º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron RO/6º BIS), realizou ações de combate ao garimpo ilegal na calha do rio Madeira, em Rondônia.

As patrulhas, que ocorreram entre os dias 4 e 5 de outubro, resultaram na detenção de 19 garimpeiros e apreensão de equipamentos e materiais utilizados nas práticas delituosas.

Foram empregados 43 militares do Exército, que tiveram o apoio de agentes da Polícia Federal, da Força Nacional de Segurança Pública e do Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia, além de uma aeronave Black Hawk, da Força Aérea Brasileira.

Foram localizados acampamentos de garimpeiros em pontos na margem do rio Madeira, com 23 dragas dispostas em sua calha. A maioria delas não possuía a devida documentação legal.

Ao todo, foram apreendidas seis dragas grandes e 14 de menor porte, com o valor total estimado em R$ 17 milhões, incluindo o maquinário delas. Os 19 garimpeiros detidos foram conduzidos para a prestação de esclarecimentos na Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho (RO).

Fotos: 17ª Bda Inf Sl

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter