Trump declara “apoio total” a Bolsonaro, brasileiro vê “grande sucesso” em combate a incêndios

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu nesta terça-feira em publicação no Twitter “apoio total” ao presidente Jair Bolsonaro, que respondeu na mesma rede social agradecendo o homólogo norte-americano e afirmando que o Brasil está combatendo os incêndios florestais na Amazônia com “grande sucesso”.

“Ele está trabalhando muito nos incêndios na Amazônia e, em todos os aspectos, está fazendo um ótimo trabalho para o povo do Brasil – não é fácil. Ele e seu país têm o apoio total e completo dos EUA!”, escreveu Trump em uma publicação no Twitter.

Bolsonaro, que mencionou os tuítes de Trump durante uma reunião com governadores de Estados da Amazônia Legal transmitida ao vivo em Brasília, usou a mesma rede social para agradecer o presidente dos EUA, de quem é aliado e declarado admirador.

“Obrigado presidente @realDonaldTrump! Estamos tendo grande sucesso no combate aos incêndios. O Brasil é e seguirá sendo exemplo para o mundo em desenvolvimento sustentável. A campanha de fake news fabricada contra nossa soberania não prosperará. Os EUA podem contar sempre com o Brasil”, escreveu.

Bolsonaro está em uma ríspida troca de declarações com o presidente francês, Emmanuel Macron, e sugeriu que poderia aceitar um auxílio de 20 milhões de dólares do G7 para combater incêndios florestais na Amazônia desde que o francês retire “insultos” que fez contra ele.

Após o aumento da pressão internacional, Bolsonaro determinou na sexta-feira que militares das Forças Armadas auxiliem no combate aos incêndios na Amazônia, ao mesmo tempo que tem insistido em reafirmar a soberania do Brasil sobre a parcela da floresta que está em seu território e criticado falas de Macron sobre a possibilidade de se criar um status internacional para a floresta.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter