FAB lança novo módulo gratuito de aplicativo para consulta de informações aeronáuticas

Denise Fontes,  Ten Camille, Tenente Elias E Capitão Oliveira Lima

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou, no dia 28 de janeiro, um novo módulo do aplicativo gratuito FPL BR – EFB (Electronic Flight Bag), para a consulta de informações aeronáuticas em formato digital, como cartas de aeródromos visuais e de rotas, publicações e extratos do ROTAER (que divulga dados importantes dos aeródromos). Por meio desse módulo, será possível armazenar as informações aeronáuticas, possibilitando sua utilização em solo e em voo.

A cerimônia contou com a presença do Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos; do Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino; do Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Júnior, além de diversas autoridades da FAB.

O Major-Brigadeiro Fernando fez a abertura do evento e destacou a dedicação e o envolvimento de todos no desenvolvimento do projeto. O Chefe da Divisão Operacional da CISCEA, Coronel Aviador Cyro André Cruz, agradeceu à equipe e parabenizou todos os participantes pela integração.

Para o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, o aplicativo é prioritário para o Departamento, que vem procurando cada vez mais trabalhar em prol do usuário e entender suas necessidades. "Hoje nós atingimos uma grande massa de usuários do DECEA, que utilizam essa aplicação. Houve uma sinergia de todos os envolvidos nesse projeto", ressaltou.

Novo módulo

O novo módulo foi desenvolvido pela CISCEA, em parceria com a empresa Atech – Negócios em Tecnologia S/A, do grupo Embraer, e está disponível gratuitamente para tablets nas lojas Google Play e Apple Store. Em atendimento ao item 10, da Instrução Suplementar (IS)  nº 91-002 – ANAC, o aplicativo FPL BR – EFB  não está disponível para aparelho celular.

A primeira versão do aplicativo permite o piloto consultar todas as cartas e publicações do DECEA de maneira ágil e segura, sobretudo em fases críticas do voo. Na segunda versão está previsto o planejamento do voo integrado à emissão do plano de voo, informações meteorológicas e NOTAM (notificação para os aeronavegantes, do inglês Notice to Airmen).

“Esse módulo abre caminho a um conjunto de facilidades, tais como, informações meteorológicas, NOTAM e de georreferenciamento integrados no mesmo dispositivo, de forma que possibilite uma redução da carga de trabalho do usuário e uma maior confiabilidade da informação”, explica o Tenente-Coronel Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante, da Divisão Operacional da CISCEA.

Apresentado em 2017 para elaboração, validação, envio e atualização dos dados do plano de voo pela internet – o aplicativo FPL BR já teve mais de 15 mil downloads entre as plataformas IOS e Android. Sua interface disponibiliza a consulta do plano de voo completo (PVC) e simplificado (PVS), além de mensagens de atualização relacionadas à modificação (CHG), cancelamento (CNL) e atraso (DLA).

As informações sobre o aplicativo constam da AIC-N 07/20 – Publicações de Informações Aeronáuticas em Formato Digital (Eletronic Flight Bag – EFB). As sugestões, dúvidas ou críticas sobre o aplicativo devem ser encaminhadas para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC DECEA).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter