COBERTURA ESPECIAL - Modernização FAB - Aviação

05 de Dezembro, 2019 - 12:10 ( Brasília )

Ala 1 celebra terceiro aniversário de criação

Durante a solenidade foi entregue o Título “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira” e a Medalha Militar por Tempo de Serviço

Tenente Elias E Tenente-Coronel Santana

A Ala 1 realizou, nesta quarta-feira (04), em Brasília (DF), a cerimônia militar em comemoração ao seu terceiro aniversário de criação. A solenidade, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, contou com a presença do Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; do Tenente-Brigadeiro José Carlos Pereira; do Tenente-Brigadeiro João Manoel Sandim de Rezende; do Chefe do Centro de Controle Interno da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva; do Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; do Major-Brigadeiro Cezar Ney Britto de Mello; do Major-Brigadeiro Vilmar Gargalhone Corrêa, do Comandante da Ala 1,  Brigadeiro do Ar Vincent Dang; e do Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Brasília, Suboficial Fernando Cesar Batista dos Santos; entre outras autoridades.

Durante a cerimônia, foi entregue o Título Honorífico “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira”, que tem o objetivo de homenagear os cidadãos e cidadãs que, por suas atividades e interesse pelos assuntos relacionados à Força Aérea Brasileira, cooperam com as atividades desenvolvidas pelas Organizações do Comando da Aeronáutica.

 Um dos agraciados foi o Tenente-Coronel da Polícia Militar do Distrito Federal Cecílio dos Santos Souza. "Esse título enseja a integração que existe entre a Segurança Pública e a Força Aérea Brasileira, nas operações, nas cooperações e nas ações que são desenvolvidas ao longo ano", ressaltou.

Na mesma ocasião, a Medalha Militar por Tempo de Serviço foi entregue a 57 militares. A condecoração destina-se a reconhecer os Oficiais e Praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo, que tenham completado 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de serviços prestados. 

O Major Pablo Rodrigues Fontes recebeu a Medalha de Prata, com Passador de Prata, que representa 20 anos nas fileiras da Força. "É uma gratificação da FAB, um reconhecimento por todos esses anos de serviço, e eu tenho orgulho de ter escolhido essa carreira", destacou. 

Já a Sargento Cristiane Silva de Abreu recebeu a Medalha de Bronze, com Passador de Bronze, por 10 anos de serviços prestados. "Eu aprendi muito ao longo de todo esse tempo e só tenho a agradecer", enfatizou.

A solenidade foi encerrada com um desfile militar em continência ao Comandante da Aeronáutica. A tropa estava constituída por diversos grupamentos, entre eles, a Esquadrilha de Honras Militares Santos-Dumont.

História

Em 2016 foi promovida uma Reestruturação na Força Aérea Brasileira com o objetivo de torná-la ainda mais operacional para o cumprimento de sua missão constitucional. Nesse contexto, a Base Aérea de Brasília, que havia sido inaugurada em dezembro de 1963, foi desativada e, em seu lugar, criada a Ala 1, com a nova missão de manter os meios aéreos sob sua subordinação adestrados e prontos para o combate.

 "Apesar da existir há apenas três anos, a Ala 1 tem uma vasta experiência na realização de diversas atividades, como transporte de autoridade, evacuação aeromédica, UTI Aérea e transporte de órgãos, dentre outras", concluiu o Comandante da Ala 1.


Fotos: Soldado Anderson Soares / CECOMSAER



Outras coberturas especiais


Floresta Verde

Floresta Verde

Última atualização 21 JAN, 13:00

MAIS LIDAS

Modernização FAB