Comandante da Aeronáutica recebe dirigentes da Omnisys e da Thales

Tenente Carlos Balbino E Capitão Landenberger


O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, nesta quarta-feira (27/02), a visita do Diretor-Presidente da Omnisys Engenharia, Luiz Manoel Dias Henriques, do Diretor Executivo da Thales no Brasil, Luciano Macaferri Rodrigues e do Gerente de Contas Chave da Thales no Brasil, Nilo de Oliveira Andrade.

Eles estiveram na sede do Comando, em Brasília (DF), para apresentar os principais projetos da empresa ao novo comandante. “Desde que assumi o Comando da Aeronáutica, essa foi a primeira vez que nos reunimos.

A Omnisys é uma importante parceira da Força Aérea, mantém uma relação de longa data na área de controle do espaço aéreo, fornecimento e manutenção de radares. Por isso, há o interesse em estreitar laços”, afirmou o Comandante.

Ao falar sobre os serviços que são prestados ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), os representantes das empresas aproveitaram para tratar sobre o andamento dos atuais contratos mantidos com a Força Aérea Brasileira (FAB).

O mais recente deles foi firmado em dezembro 2018 para aumentar a cobertura radar do espaço aéreo na fronteira entre o Brasil, a Bolívia e o Paraguai. “São três estações-radar completas: com radares primários e secundários, para controlar o espaço aéreo com foco na melhoria da cobertura em baixas altitudes para a identificação da presença de aeronaves não-autorizadas com cargas ilícitas, como drogas e armas, na região sob controle do território brasileiro. Esses radares são utilizados para criar uma barreira”, explicou o Diretor Executivo da Thales no Brasil.

Outros contratos em andamento são relacionados a oito radares espalhados pelo Brasil, cujos serviços prestados têm previsão de término em 2021. Segundo o Diretor-Presidente da Omnisys Engenharia, esses são projetos que trazem benefícios não só para a Força Aérea, mas para todo o Brasil.

“Radares que não eram fabricados no país agora são produzidos aqui. Serviços que também não eram feitos no Brasil, hoje já são realizados. Grande parte em decorrência da parceria com a FAB. Tudo isso é muito positivo porque quanto mais a gente evolui, mais atividades a gente consegue trazer para o país”, destacou o Diretor-Presidente da Omnisys Engenharia.

Durante o encontro, também foram tratadas questões relacionadas à área espacial, como a concepção do SGDC-2 (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações). O Gerente de Contas Chave da Thales no Brasil reforçou o interesse da empresa de participar de futuros projetos envolvendo o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE).

“A Omnisys é uma das indústrias nacionais com capacidade para receber parte do projeto do PESE, do satélite que será contratado para ser produzido no Brasil. Entregamos propostas para a Força Aérea no sentido de uma solução para o desenvolvimento de partes do satélite aqui no país”, contou.

Ao final do encontro, o Comandante da Aeronáutica recebeu um convite para conhecer as instalações da empresa Omnisys, com sede em São Bernardo do Campo (SP).

Fotos: Sargento Bruno Batista

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter