COBERTURA ESPECIAL - Modernização FAB - Aviação

01 de Fevereiro, 2019 - 10:30 ( Brasília )

Reunião entre DECEA, SAC e ANAC discute estratégias da aviação para 2019

Encontro tratou de propostas integradas para a aviação durante o ano, como os desafios para a Copa América de Futebol

Tenente Antonio Gonçalves, Tenente Jonathan Jayme E Capitão Landenberger

O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, recebeu nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro (RJ), o Secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Saggioro Glanzmann, e o Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Ricardo Sérgio Maia Bezerra, para alinhar as estratégias das organizações em benefício da atividade no país.

Durante a reunião na sede do DECEA, foram apresentadas as metas e as propostas de esforços integrados para a aviação no ano de 2019, buscando melhorias para o usuário final, seja ele o passageiro, o aeroporto ou o operador da aeronave.

De acordo com o Tenente-Brigadeiro Domingues, na reunião foi possível estabelecer diretrizes que balizarão o trabalho integrado das três instituições. “Definimos um calendário periódico de reuniões com o objetivo de contribuir pela busca de uma maior eficiência e eficácia da aviação, uma vez que os órgãos não trabalham isolados”, destacou o Diretor-Geral do DECEA.

Integração

O secretário Ronei Glanzmann destacou que a integração interagências é essencial para o bom andamento das operações da aviação. “Um exemplo da importância das ações integradas foi a operação para a chegada dos militares das forças armadas israelenses que vieram ajudar em Brumadinho (MG).

Assim que foi confirmada a vinda, aconteceu toda a coordenação entre a Força Aérea Brasileira (FAB), ANAC, SAC, Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Sanitária, Aeroporto de Confins, para liberação do voo no espaço aéreo, pouso, desembaraço aduaneiro e de vigilância sanitária, migração e todos os trâmites necessários”, explicou.

Entre os desafios para o ano, o oficial-general destacou a realização da Copa América de Futebol no país, entre os dias 14 de junho e 7 de julho, nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (BH), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA).

A situação dos cerca de 1,8 mil funcionários da Infraero que trabalham na área de navegação aérea, bem como o patrimônio, que serão transferidos para a nova estatal NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A, que teve a criação autorizada pela Medida Provisória 866/18, assinada no último dia 20 de dezembro, foi um dos temas da reunião.

Segundo o Diretor-Geral do DECEA, a medida provisória foi assinada pelo ex-presidente Michel Temer e agora aguarda a votação no Congresso Nacional. “A gente imagina que todo esse processo leve de nove meses a um ano até a criação da empresa. Tem a parte de patrimônio, de empregados da Infraero que serão absorvidos pela NAV Brasil.

É importante destacar que nós não estamos criando uma nova empresa, ela já existe como um setor dentro da Infraero. Estamos tirando esse setor, pra que ele, junto com o DECEA, faça a administração, principalmente, das torres de controle”, afirmou o Tenente-Brigadeiro.

Drones

O Tenente-Brigadeiro Domingues afirmou que outro desafio para a aviação civil são os drones que interferem no espaço aéreo. Ele anunciou que em maio o DECEA realizará um seminário para debater a questão, com a participação de diversos representantes do setor, tanto do poder público, quanto da iniciativa privada.

“Nós vamos discutir como vamos combater o drone que interfere na operação dos aeroportos, trazendo risco à segurança da aviação. No seminário vamos descobrir qual é a solução que o Brasil vai adotar, que tipo de equipamento nós vamos usar para neutralizar esse tipo de aeronave não tripulada”, finaliza.

Participaram, ainda, da reunião o Vice-Chefe do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior; o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino; o Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Brigadeiro Engenheiro Dalmo José Braga Paim; e a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão da SAC, Fabiana Todesco.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


LAAD 2019

LAAD 2019

Última atualização 22 ABR, 12:00

MAIS LIDAS

Modernização FAB