RIO2016 – Justiça e Mídia Flertam com a Irresponsabilidade

O juiz federal João Augusto Carneiro Araújo concedeu nesta segunda-feira (8) liminar em que proíbe o Comitê Organizador dos Jogos do Rio-2016 de reprimir manifestações políticas pacíficas no ambiente das Olimpíadas.

Reprodu??o

Araújo continua dizendo que "chegou ao conhecimento da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Rio de Janeiro a prática coordenada e adotada pelos réus de impedir os espectadores dos jogos de exibir cartazes ou usar camisetas com manifestações políticas nas arenas esportivas, obrigando-os a guardarem os mesmos e, nos piores casos, retirando-os do recinto por agentes da Força Nacional ou da Polícia Militar".

O texto termina dizendo que o descumprimento da decisão acarretará em "multa pessoal ao seu responsável no valor de R$ 10 mil por cada ato que viole a presente decisão, sem prejuízo das demais sanções previstas legalmente".

Relatos de torcedores sendo reprimidos ou retirados dos locais de competição por causa de manifestações políticas têm sido frequentes nos Jogos Olímpicos. A proibição tem base em orientação do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Nota DefesaNet

Desde a abertura dos Jogos Olímpicos ações de grupos políticos com grande apoio da mídia  tem colocado como algo inaceitável a retirada de faixas e cartazes de cunho político.

Aproveitando sempre dos "simpatizantes" e juristas "isentos" foi criada um factóide de repressão política.

O que está implementado nos JO RIO2016, são os mesmos protocolos adotados em TODOS os eventos internacionais.

1 – Proibição de manifestações política, raciais, religiosas, etc.

2- Pessoas não são detidas mas conduzidas para fora do ambiente dos Jogos.

O atual flerte com a imprudência poderá ter consequencias desastrosas.

DefesaNet
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter