RIO2016 – Centro de Inteligência entra em operação

 

Fonte ABIN
Agência Brasileira de Inteligência

O Centro de Inteligência dos Jogos (CIJ), estrutura que coordenará toda a área de Inteligência nos Jogos Olímpicos Rio 2016, entrou em operação nesta segunda-feira – 25 de julho.

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen, e o diretor-geral da ABIN, Wilson Roberto Trezza, participaram da solenidade de abertura do primeiro dia de funcionamento do CIJ. Cerca de 150 profissionais de Inteligência acompanharam a inauguração.

O Centro de Inteligência está instalado no prédio sede da superintendência da ABIN no Rio de Janeiro. O local abrigará profissionais de 82 órgãos públicos e de concessionárias de serviços (transporte, água e energia, por exemplo), em sistema presencial e de sobreaviso.

Cerca de 150 profissionais de Inteligência acompanharam a abertura oficial do Centro de Inteligência

Especificamente da área de Inteligência e Segurança, estarão os integrantes e parceiros locais do Sistema Brasileiro de Inteligência e os agentes de forças de segurança como as Polícias Militar e Civil.

“A visita ao CIJ [durante a inauguração do Centro] não se deveu à necessidade de esclarecer dúvidas ou fazer recomendações, mas sim ao propósito de assegurar a confiança da direção da ABIN no trabalho integrado e na certeza do sucesso”, afirma o diretor-geral da Agência.
 
Função

No CIJ, os profissionais dos diversos órgãos públicos e concessionárias de serviços estarão reunidos para trocar informações sobre a segurança das Olimpíadas. O espaço também vai concentrar o monitoramento das ações de Inteligência executadas no Rio de Janeiro. O objetivo central será subsidiar os eixos defesa e segurança pública na proteção dos Jogos Olímpicos.

A partir de 1° agosto o espaço operará em regime integral, 24 horas por dia. O CIJ permanecerá ativo até 24 de agosto. Depois, voltará a operar entre 5 e 20 de setembro, para os Jogos Paralímpicos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter