FAB – Engenharia e intendência treinam apoio logístico para operações militares

Ten João Elias

Até a próxima semana (06/05) Lagoa Santa (MG) sedia a Operação Tropeiro 2016. Iniciada na última terça-feira (26/04), o exercício marca a abertura dos estágios de engenharia e de intendência operacionais. O objetivo é identificar a atual situação das estruturas de um Escalão Móvel de Apoio (EMA) com suas unidades celulares para seu emprego efetivo em situações reais.

Os estágios de engenharia e de intendência têm o propósito de treinar os militares, oficiais, graduados e praças, envolvidos na logística operacional da Força Aérea Brasileira (FAB). Além disso, também desenvolve e padroniza técnicas e processos de atividades de campanha mediante a ativação de um escalão e das unidades que o constituem.

Um escalão móvel de apoio envolve unidades celulares de intendência, engenharia, saúde, tecnologia da informação, segurança e defesa, e também posto de comunicações, responsável por prover toda a infraestrutura de telecomunicações. Neste exercício, o escalão envolve cerca de 200 militares.

“Operações como esta são imprescindíveis para a Força Aérea, pois a atividade-fim da instituição é operacional”, afirma o Major-Brigadeiro do Ar Paulo Borba, Diretor de Engenharia da Aeronáutica.

Atendimento – Na próxima semana (02 a 06 de maio), será realizada uma ação cívico-social durante a Operação Tropeiro. O objetivo é que, com a incorporação dos serviços do Hospital de Campanha, seja reforçada a doutrina integrada de apoio logístico a unidades militares desdobradas. A expectativa dos organizadores é de que 3 mil pessoas sejam atendidas pelos mais de cem profissionais da saúde do Curso de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos da Aeronáutica que estão em formação militar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte.

“Essa parceria como a prefeitura de Lagoa Santa é interessante, pois os futuros oficiais da saúde da FAB têm a oportunidade de trabalhar em uma situação de campanha, atendendo a população civil nas barracas e fardados. A prefeitura também ganha, pois consegue oferecer especialidades que não tenham no local em algumas situações”, explica o coordenador da ação, Major Médico Rodolfo José Seraphico de Souza Siqueira.

As especialidades oferecidas são pediatria, odontologia, clínica médica, cardiologia, ginecologia, ortopedia, neurologia, otorrinolaringologia, entre outras.

Esquadrão Harpia realiza exercício operacional com metralhadoras Minigun

O Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV) sediou de 13 a 23 de abril o exercício operacional de tiro lateral terrestre do Esquadrão Harpia (7°/8° GAV) que contou com a participação de 52 militares da unidade. A bordo dos helicópteros H-60 Black Hawk, a unidade aérea realizou voos diurnos e noturnos, adaptação para os novos pilotos e tripulantes, além de formação para o uso dos óculos NVG, do inglês Night Vision Goggles.

“Especificamente para este ano, o treinamento teve como foco principal a preparação para o apoio aos Jogos Olímpicos Rio 2106 no que tange as medidas de defesa aérea e de policiamento do espaço aéreo”, explica o Comandante do Esquadrão Harpia, Tenente-Coronel Andrei Garcia Nunes.

Sediado em Manaus (AM), o Esquadrão se deslocou para o CPBV onde realizou os tiros com as metralhadoras laterais Minigun M-134, calibre 7.62mm, com cadência de 3 mil tiros por minuto. Os militares fizeram o adestramento das táticas e técnicas de emprego armado em alvo terrestre. A capital amazonense receberá seis jogos do torneio de futebol Olímpico – quatro do masculino e dois do torneio feminino. As partidas serão em rodadas duplas na Arena da Amazônia nos dias 4, 7 e 9 de agosto.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter