Cavex faz treinamentos para as Olimpíadas do Rio de Janeiro

Faltando um ano e dois meses para o início das Olimpíadas no Rio de Janeiro, os militares do Cavex (Comando de Aviação do Exército), em Taubaté, já deram início aos treinamentos para reforçar a segurança aérea e terrestre durante os jogos.

De acordo com o comando, os últimos treinamentos ocorreram no período de abril a maio, em Cachoeira Paulista, Lins (SP) e em Resende (RJ) e tiveram a participação de 270 militares e 12 aeronaves –Esquilo (HA-1), Pantera (HM-1), Cougar (HM-3) e Jaguar (HM-4).

Outros treinamentos estão previstos para acontecer ao longo do ano, com exercícios semelhantes aos realizados na preparação para a Copa do Mundo no ano passado.

Durante as três semanas de treinamento em 2015, os militares simularam operações de embarque e desembarque de tropas especializadas, transporte de cargas e equipamentos de apoio como material de combate a incêndio e abastecimento, salvamento aéreo e resgate, reconhecimento e navegação noturna, entre outras.

“Os exercícios militares buscam treinar, em operações diurnas e noturnas, as diversas habilitações técnicas necessárias ao emprego da Aviação do Exército, sendo elas piloto, mecânico de voo, abastecimento, manutenção, equipe de resgate, controle de tráfego aéreo e outras. Estas aeronaves, juntamente com outras, serão empregadas nas Olimpíadas”, disse o tenente-coronel Cícero Ubiratan de Oliveira Santos, chefe da Seção de Comunicação Social do Cavex.

Os militares de Taubaté não vão atuar sozinhos. A Aviação do Exército atuará juntamente com outras tropas da Força Terrestre, por exemplo, a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel). Os jogos olímpicos vão acontecer no Rio, de 5 a 21 de agosto de 2016.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter