EB – COpEsp realizou Operação Interagências

O Comando de Operações Especiais (COpEsp) realizou, entre os dias 31 de março e 4 de abril, o Exercício Conjunto Interagências. O encontro inédito de mais de 250 agentes de forças de operações especiais militares e policiais tem o objetivo de promover a interoperabilidade das instituições que atuarão na prevenção e no combate ao terrorismo durante a Copa do Mundo de 2014.

"O COPESP é um ponto de coordenação e ligação na prevenção e no combate ao terrorismo na Copa do Mundo; então, o objetivo desse Exercício Interagências é promover a integração e a troca de experiências entre os agentes", explica o Comandante do COpEsp, General de Brigada Júlio César de Arruda.

Como parte dos preparativos para a segurança da Copa, integrantes das Forças Armadas, da Polícia Federal e de Polícias Civis e Militares de quinze estados brasileiros realizaram oficinas práticas, explorando técnicas, táticas e procedimentos. As oficinas foram montadas na área do Comando de Operações Especiais, em Goiânia, e tiveram apoio da Aviação e do Centro de Adestramento e Avaliação do Exército.

A primeira parte do treinamento enfatizou o adestramento individual de cada equipe. Na etapa seguinte, foram realizados exercícios conjuntos, simulando possíveis ações terroristas. Os grupos participaram de simulações desde a troca de carregadores de seus armamentos até situações de sequestros e de abordagem de viaturas suspeitas a partir de helicópteros.

"O grande resultado de todo esse exercício é o conhecimento adquirido. Temos aqui representantes de forças especiais de todos os quadrantes do País e essa integração e difusão de doutrina de operações especiais é um legado da Copa do Mundo para área de Defesa e Segurança Pública", conclui o Delegado da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso, Sr Marcos Aurélio Veloso e Silva.

Leia também os artigos relacionados:

– Equipe de policiais baianos consegue o menor tempo em exercício para a Copa

– Entrevista Exclusiva com Gen Arruda – Comando de Operações Especiais

– FEs treinam polícias de 15 estados para a Copa

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter