COPA – Segurança e Vigilância desde Balão

A Israel Aerospace Industries (IAI), de Israel, e a brasileira ALTAVE estarão juntas na final da Copa das Confederações, no próximo dia 30, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Um balão de segurança – desenvolvido pela ALTAVE -, com uma sofisticada câmera de vídeo e infravermelho – de fabricação israelense -, será lançado a uma altura de 100 metros sobre o estádio. O objetivo é garantir a segurança do jogo final da Copa.
 
O sistema, chamado de Aeróstato, ficará responsável pelo monitoramento de todo o entorno do estádio e enviará informações em tempo real para as centrais de comando e controle dos diversos órgãos envolvidos na segurança do evento. O aeróstato vai varrer uma área de 2 km de raio, durante o dia e à noite. Isso será possível por conta da tecnologia das imagens de infravermelho produzidas pela câmera da IAI. As informações captadas serão disponibilizadas para as centrais de monitoramento, auxiliando na tomada de decisão das autoridades que estarão operando no local.

A tecnologia da câmera que estará no balão da ALTAVE é a mesma usada nos sistemas de proteção de fronteiras de Israel e pode ser aplicada em diferentes operações marítimas, aéreas e terrestres, além de poder ser usada nos mais variados equipamentos, como VANT's (veículos aéreos não tripulados), helicópteros, navios, etc.

Segundo o presidente da IAI do Brasil, Henrique Gomes, a cooperação com a ALTAVE representa  mais um passo da companhia  em sua política de cooperação e transferência de tecnologia para o Brasil, e a participação nesse importante evento para auxiliar no monitoramento e segurança do público é muito importante para a empresa.

Para o diretor da ALTAVE, Bruno Azevedo, a participação em um evento dessa importância representa o reconhecimento de sua liderança como fabricante nacional de veículos mais leves que o ar e provedora de soluções integradas para a área de segurança pública. Ele também ressaltou que a parceria com a IAI marca um passo importante na absorção de tecnologias de ponta no sentido de catalisar o desenvolvimento dos produtos da companhia.

Sobre a ALTAVE –   ALTAVE é uma empresa 100% nacional, instalada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos. Os sistemas da ALTAVE estiveram, recentemente, no Carnaval do Rio de Janeiro, em operações com os Batalhões de Choque e Operações Especiais – BOPE, da Polícia Militar, do Rio de Janeiro.

Sobre a IAI   – Com 100% de participação do governo de Israel e 17 mil funcionários em todo o mundo, a IAI desenvolve sistemas aeroespaciais e de defesa, comerciais e militares, que são exportados para mais de 50 países. A companhia, considerada a maior indústria aeroespacial e de defesa de Israel, está presente em cerca de 30 países por meio de subsidiárias. A empresa já desenvolve projetos de radares e motores com a Marinha brasileira, além da manutenção de motores para o mercado de aviação civil. Também forneceu dois veículos aéreos não tripulados para a Política Federal.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter