EMBRAER – Paga U$206 Mi de Multa

A Embraer chegou nesta segunda-feira (24OUT2016) a um acordo com autoridades de Brasil e Estados Unidos para encerrar uma investigação de corrupção, pagando 206 milhões de dólares para virar a página sobre evidências de subornos em quatro contratos no exterior.

A investigação interna da fabricante de aeronaves, iniciada em 2010 após o recebimento de uma intimação nos EUA, encontrou evidências de problemas em vendas na Arábia Saudita, Índia, Moçambique e República Dominicana no período de cinco anos até 2011. A multa está em linha com a provisão da Embraer feita em julho de 200 milhões de dólares.

As ações da fabricante de aviões subiam 0,06 por cento após o anúncio, que propõe encerrar um caso em que a empresa poderia ser processada, sob a lei dos EUA contra corrupção fora do país. A empresa disse que não é parte de investigação criminal paralela dos promotores brasileiros sobre certos indivíduos.

Terceira maior fabricante mundial de jatos comerciais, a Embraer substituiu grande parte de sua alta administração nos últimos anos, em linha com esforços de conformidade e reduziu o uso de representantes de vendas terceirizados, o que tinha levantado suspeitas nos casos analisados.

Uma investigação interna abrangente liderada pela Baker & McKenzie se expandiu para além do âmbito do inquérito inicial das autoridades norte-americanas, revendo centenas de milhares de documentos e realização de mais de 100 entrevistas, disse a empresa em comunicado.

No processo, a Embraer disse que os investigadores concluíram que a empresa foi responsável por práticas em desacordo com as leis em quatro operações entre 2007 e 2011.

Os negócios envolvem oito aviões Super Tucano para a República Dominicana; três aviões de vigilância para a Índia por valor não revelado; dois jatos comerciais E190 vendidos a LAM, aérea estatal de Moçambique; três jatos E170 vendidos à estatal de petróleo Saudi Aramco para a aviação de negócios.

 

Nota DefesaNet

Uma nota da própria agência Reuters, publicada por DefesaNet, em 11OU2016, não teve nenhuma repercussão no Brasil.

Trata-se do informe da Assmbléia Nacional da França acusando os Estados Unidos de "Extorção Judicial" às grandes corporações européias.

France – U.S. must stop judicial “extortion” of corporate Europe Link

Clique na imagem para download do Documento:

Comentário publicado na matéria:

Note DefesaNet

French Lawmakers position can be a downturn in the current american position. Confunding "War Against Terror" as a "War on Economic Competitors".

A position to be observed by Brazilian authorities

The Editor


Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter