Super Tucano – Confirmado 6 para o Líbano

A República do Líbano confirmou no dia, 09NOV2015, a aquisição de seis aeronaves turboélice A-29 Super Tucano da Embraer Defesa & Segurança e da Sierra Nevada Corporation (SNC). O contrato inclui suporte logístico para a operação das aeronaves, bem como um sistema de treinamento completo para pilotos e mecânicos da Força Aérea Libanesa. A venda foi aprovada em junho pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. 

A venda dessas aeronaves é parte de um pacote maior e mais abrangente, incluindo melhorias de infraestrutura que serão cumpridas por outras partes não envolvidas na parceria Embraer / SNC. Os aviões, que estão atualmente em operação em 10 forças aéreas de todo o mundo, serão construídos em Jacksonville, Flórida.

“A escolha do A-29 pela Força Aérea Libanesa comprova a superioridade do Super Tucano e sua capacidade de enfrentar os desafios do teatro de operações no Oriente Médio”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O Super Tucano é a melhor e mais eficaz aeronave do mercado com um histórico comprovado de sucesso com forças aéreas ao redor do mundo”. 

O A-29 Super Tucano é uma aeronave turboélice durável, versátil e potente capaz de executar uma ampla gama de missões de apoio aéreo tático, mesmo operando em pistas não-preparadas. Devido ao seu projeto original, alta velocidade e grande capacidade de manobra, o Super Tucano é o único avião em sua classe cujo cockpit apresenta excelente visibilidade, sendo extremamente eficiente e pouco vulnerável em missões de apoio aéreo tático. O conjunto de sistemas avançados, robustos e redundantes do A-29 Super Tucano permitem à aeronave superar qualquer outro concorrente da sua classe.

“Estamos entusiasmados com a oportunidade de fornecer ao Líbano esta aeronave, que tem se provado uma solução inovadora e eficaz em termos de custos para as mais exigentes organizações militares ao redor do mundo. Ela é ideal para as missões e para o ambiente operacional enfrentados pelo Líbano e uma série de outras nações. Estamos prontos para auxiliar os libaneses a estruturar uma força aérea moderna por meio da utilização do A-29 Super Tucano”, disse Taco Gilbert, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios para a Área de Negócios de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) da SNC.

Em mais de dez anos de operação, o Super Tucano já alcançou um excelente histórico de desempenho e mais de 230 pedidos firmes. Com mais de 140 configurações de armamentos certificadas, o avião está equipado com tecnologias avançadas em sistemas eletrônicos, eletro-ópticos, infravermelho e laser, assim como sistemas de rádios seguros com enlace de dados e uma inigualável capacidade de armamentos.

Sobre a Embraer Defesa & Segurança 
 
Líder na indústria aeroespacial e de defesa da América Latina, a Embraer Defesa & Segurança oferece uma linha completa de soluções integradas como C4I (Centro de Comando, Controle, Comunicação, Computação e Inteligência), tecnologias de ponta na produção de radares, sistemas avançados de informação e comunicação, sistemas integrados de monitoramento e vigilância de fronteiras, bem como aeronaves militares e de transporte de autoridades. Com crescente presença no mercado global, os produtos da Embraer Defesa & Segurança estão presentes em mais de 60 países.

 
 Nota DefesaNet

Esta é a segunda venda se Super Tucano via a estrutura / acordo da EMBRAER Defesa & Segurança com o Governo Americano e a empresa Sierra Nevada.

A primeira venda para o Afeganistão de 20 aeronaves está em curso e as aeronaves devemcomeçar a operar naquele país no próximo anos.

Lembrar que o Programa LAS – Programa de Apoio Aéreo Leve (Light Aerial Support), prevê a negociação de até 100 aeronaves.

Embora suscinto o informe da EMBRAER indica substanciais alterações no Super Tucano para enfrentar operar e sobreviver no ambiemte operacional atual e futuro.

Notificação da Agência Ameicana Defense Security Cooperation Agency – DSCA ao Congresso Americano sobre a venda dos Super Tucanos ao Líbano
 

Lebanon – A-29 Super Tucano Aircraft

WASHINGTON, Jun 9, 2015 – The State Department has made a determination approving a possible Foreign Military Sale to Lebanon for A-29 Super Tucano Aircraft and associated equipment, parts and logistical support for an estimated cost of $462 million. The Defense Security Cooperation Agency delivered the required certification notifying Congress of this possible sale on Jun 5, 2015.

The Government of Lebanon has requested a possible sale of six (6) A-29 Super Tucano aircraft, eight (8) PT6A-68A Turboprop engines (6 installed and 2 spares), eight (8) ALE-47 Countermeasure Dispensing Systems, two thousand (2000) Advanced Precision Kill Weapon Systems, eight (8) AN/AAR-60(V)2 Missile Launch Detection Systems, non-SAASM Embedded Global Positioning System/Initial Navigation System (EGIs), spare and repair parts, flight testing, maintenance support, support equipment, publications and technical documentation, ferry support, personnel training and training equipment, U.S. Government and contractor engineering and logistics support services, and other related elements of logistics support. The estimated cost is $462 million.

This proposed sale serves U.S. national, economic, and security interests by providing Lebanon with airborne capabilities needed to maintain internal security, enforce United Nation’s Security Council Resolutions 1559 and 1701, and counter terrorist threats.

The proposed sale of these aircraft will provide Lebanon with a much needed Close Air Support (CAS) platform to meet present and future challenges posed by internal and border security threats. Lebanon should have no difficulty absorbing these additional aircraft into its armed forces.

The proposed sale of this equipment and support will not alter the basic military balance in the region.

The principal contractors will be:
Sierra Nevada Corporation Centennial, Colorado
BAE Systems Nashua, New Hampshire
Pratt & Whitney East Hartford, Connecticut
Terma North America Arlington, Virginia
L-3COM Systems West Salt Lake City, Utah

There are no known offset agreements proposed in connection with this potential sale.

Implementation of this proposed sale will not require any additional U.S. Government or U.S. contractor personnel in Lebanon. However, periodic travel will be required on a temporary basis for program reviews and technical support.

There will be no adverse impact on U.S. defense readiness as a result of this proposed sale.

This notice of a potential sale is required by law and does not mean the sale has been concluded.

Matérias Relacionadas:

LAS – Apresentado o primeiro A-29 Super Tucano feito nos Estados Unidos Link

EMBRAER – LAS going on Link

LAS – EMBRAER Advance with ST for USAF Link

LAS – EMBRAER Avança com o ST para a USAF Link

"Momento de ouro" na relação Brasil-EUA Link

Concorrente quer suspender encomenda de aviões dos EUA à Embraer Link

LAS – Comunicado EMBRAER Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter