FAB confirma compra seis Legacy 500 da Embraer

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que fechou um contrato para a aquisição de seis aeronaves Legacy 500, da Embraer. As aeronaves serão utilizadas pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade sediada no Rio de Janeiro e subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informou a FAB. Procurada, a Embraer afirmou que não comenta o assunto.

"A aquisição destas aeronaves significa um salto na qualidade e nas possibilidades da inspeção em voo no Brasil. É motivada pela demanda na verificação e pela consolidação dos novos padrões de navegação associados aos conceitos adotados pelo DECEA, em virtude da implantação do Projeto Sirius no espaço aéreo nacional", acrescentou a FAB.

Nas aeronaves serão instalados sistemas de inspeção em voo da Norwegian Special Mission, conforme contrato assinado em 18 de junho. Conforme publicado no Diário Oficial da União de 25 de junho, o valor do acordo é de US$ 30 milhões.

O GEIV executa atividades de inspeção em voo, para verificar a eficiência do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), de forma a proporcionar uma operação segura para as aeronaves durante todas as fases do voo (decolagem, rota e pouso), principalmente em condições adversas de meteorologia.

O grupo realiza inspeções em aproximadamente 800 auxílios em todo território nacional e, eventualmente, realiza inspeção em voo em outros países da América do Sul.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter