EMBRAER entra no Setor de Óleo e Gás

Nota DefesNet

A EMBRAER SISTEMAS foi criada discretamente há cerca de dois anos para atuar na área de óleo e gas.

Este release é a primeira comunicação sobre esta nova atividade da EMBRAER.

O Editor

Houston – Texas, EUA, 5 de maio de 2014 – A Petrobras e a Embraer, multinacionais brasileiras reconhecidas pela excelência técnica em seus ramos de atuação, assinam nesta segunda-feira (5), em Houston (EUA), durante a Offshore Technology Conference (OTC), um protocolo de intenções com o objetivo de aplicar os rigorosos padrões praticados na indústria aeronáutica para avaliar os requisitos e arquitetura de sistemas críticos utilizados na exploração e produção de petróleo e gás sob a ótica de segurança, manutenibilidade e confiabilidade. O primeiro projeto terá como foco o sistema BOP (Blow-Out Preventer), que é responsável por garantir a vedação dos poços de petróleo e prevenir vazamentos e fluxos não controlados de óleo ou gás em quaisquer condições de trabalho. A efetivação das atividades ainda depende da execução de contrato formal entre as partes.

Esta parceria abre também uma perspectiva de mercado para a nova unidade de negócios Embraer Sistemas, criada para aplicar em outras indústrias as tecnologias e conhecimentos desenvolvidos e dominados pela Embraer que tornaram a Empresa referência nos mercados Aeronáutico e de Defesa & Segurança.

“Reunir duas empresas brasileiras, com reconhecida competência tecnológica de padrão internacional, tem todas as chances de obter novas conquistas que podem se tornar uma referência global” diz Rudimar Andreis Lorenzatto, Gerente Executivo de Construção de Poços Marítimos da Petrobras. “Comprometida com a melhoria contínua, a Petrobras persegue o estabelecimento de um novo patamar de segurança e de eficiência operacionais na construção de poços marítimos, através da aplicação de conhecimentos em definição de requisitos, confiabilidade e manutenção consagrados na indústria aeronáutica.”

“É um orgulho para a Embraer Sistemas ter sido escolhida para trabalhar em parceria com a empresa que é a líder em desenvolvimento e aplicação de tecnologia para produção de petróleo em águas profundas e ultra-profundas, e uma das empresas do setor que mais investe no mundo em pesquisa e inovação”, diz Daniel Moczydlower, Presidente e CEO da Embraer Sistemas. “Acreditamos que a colaboração tecnológica entre a indústria de petróleo e a indústria aeronáutica poderá alavancar importantes avanços, que trarão benefícios mútuos a essas indústrias e às suas respectivas cadeias de fornecedores e parceiros.”

Estudos preliminares realizados pelas duas companhias mostram um grande potencial de desenvolvimento conjunto de soluções. Embraer e Petrobras entendem possuir sinergias de atuação em áreas como confiabilidade e segurança aplicadas a sistemas críticos de produção. A soma destas competências representa uma perspectiva bastante positiva de atuação conjunta.

Steve Colville, presidente e CEO do IADC – International Association of Drilling Contractors -, comentou que esta iniciativa irá aumentar os já significantes esforços da indústria para a melhoria da confiabilidade em controle de poço. O IADC criou recentemente o WCI – Well Control Institute – para consolidar os padrões e os treinamentos neste tema. O trabalho que se inicia agora entre Petrobras e Embraer visa a melhoria contínua nesta área crítica das operações de perfuração. O IADC espera colaborar com a Petrobras e Embraer nesse esforço.

Sobre a Petrobras

A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é o governo brasileiro, e atua como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis.

Além do Brasil, a Petrobras está presente com atividades na indústria de óleo e gás em outros 17 países e é líder do setor petrolífero no Brasil. Expandiu suas operações para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até 2030. Para mais informações, visite o site www.petrobras.com.br.

Sobre a Embraer Sistemas

A Embraer Sistemas foi criada com o objetivo de aplicar a excelência em sistemas de alta tecnologia, que a Embraer já domina, para contribuir com outros mercados intensivos em capital e nos quais a eficiência, confiabilidade e segurança sejam críticas. A criação da Embraer Sistemas faz parte da estratégia de diversificação da empresa que vem sendo conduzida nos últimos anos como forma de crescimento e fortalecimento dos negócios. Para mais informações, visite o site www.embraer.com.br.

Sobre o IADC

Desde 1940, a International Association of Drilling Contractors (IADC) tem representado exclusivamente a indústria de perfuração de petróleo e gás em todo o mundo. Sua missão é buscar a melhoria do desempenho da indústria de perfuração, através do aumento da integridade das operações e da melhor regulamentação para tornar as operações de perfuração mais seguras, limpas e eficientes em todo o mundo. Para mais informações, visite o site do IADC em www.iadc.org.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter