Portões Abertos em Anápolis e Campo Grande receberam mais de 100 mil pessoas

Ten Barbieri,Ten Bárbara,  Tenentes Emília e Elias E Major Monteiro


Foi realizada, em 8 de setembro, a 44ª edição do Portões Abertos da Ala 2, em Anápolis (GO). Desde 1975, a organização – antiga Base Aérea de Anápolis – abre seus portões à visitação pública e, em 2019, alcançou recorde de público. Cerca de 65 mil pessoas passaram pelo evento e puderam ver a maquete, em tamanho real, do futuro caça brasileiro, o F-39 Gripen.

Também, em exposição estática, estava o Mirage 2000 com a pintura comemorativa dos 40 anos do Primeiro Grupo de Defesa Aérea e 30 anos do voo do piloto automobilístico Ayrton Senna no esquadrão.

O aposentado Antônio do Amaral gostou da pintura. “Essa é uma linda homenagem da Força Aérea para esse brasileiro que nos deu tanto orgulho, que nos incentivava a dar o melhor em tudo o que fizermos”, disse.

Além das atrações tradicionais como aeromodelismo, plastimodelismo, exposição de equipamentos do Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea (3º GDAAE) e de contraincêndio, e exposição estática das aeronaves operadas na Ala 2 – R-35A, E-99, R-99 e F-5M, houve também a demonstração da Esquadrilha da Fumaça e da Esquadrilha Fox.

A atração mais esperada pelo público, porém, foi ver de perto a nova aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-390, cargueiro multimissão que foi entregue à FAB no dia 4 de setembro e será operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), sediado na Ala 2. A designer Giselle Almeida falou da emoção de ver o avião de perto. “Ele é muito lindo, enorme, pra gente que gosta de avião, esperamos tanto pra poder ver assim de pertinho”, contou.

Social – Todos os anos, a Ala 2 incentiva a população a participar da Campanha de Doação de Alimentos. Cada quilo de alimento doado corresponde a um cupom para participar de sorteio de brindes. Em 2019, foram arrecadados cerca de 8 toneladas de alimentos, que serão distribuídos a 25 instituições de caridade cadastradas pelo Serviço Social da Ala 2.

Dentre essas instituições está a LBV Unidade Anápolis, administrada pela Gestora de Municipal Clara D'Arc Corrêa Preda. "Atendemos diariamente cerca de 180 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Esses alimentos farão parte das cestas que serão entregues e farão grande diferença na vida de todos ", ressaltou Clara.

Portões Abertos em Campo Grande recebe mais de 40 mil visitantes

Mais de 40 mil pessoas participaram do evento Portões Abertos da Ala 5, em Campo Grande (MS), no dia 25 de agosto. Durante o evento, os visitantes puderam conhecer as atividades desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira (FAB), além de exposições de materiais utilizados pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

Receberam, ainda, orientações sobre os cuidados com a saúde e puderam assistir à apresentação da Esquadrilha da Fumaça. “Essa é uma forma de prestar contas à população, mostrando as nossas atividades, nossas instalações e nossos aviões”, ressaltou o Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Augusto Cesar Abreu dos Santos.

O Portões Abertos, que já é uma tradição, fez parte das comemorações dos 120 anos da capital do Estado, celebrado em 26 de agosto, e arrecadou mais de seis toneladas de alimentos não perecíveis e quatro mil livros, que serão destinados a instituições sociais da cidade.

Arnaldo Mendes levou os filhos para o evento e todos aprovaram a experiência. “Foi a primeira vez que os meus filhos viram as manobras dos aviões de caça da Esquadrilha da Fumaça e ficaram todos admirados. Valeu a pena”, contou.

Fotos: Ala 2 e Ala 5

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter