COBERTURA ESPECIAL - EDA - Esquadrilha da Fumaça - Aviação

19 de Julho, 2018 - 10:10 ( Brasília )

Esquadrilha da Fumaça leva multidão ao Marco Zero, em Recife (PE)

Show de manobras e acrobacias aéreas encanta público durante feriado municipal

Tenente Bianca e Aspirante Carlos Balbino


Cerca de 40 mil pessoas assistiram à apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) no Marco Zero, centro do Recife (PE), na última segunda-feira (16). O espetáculo ocorreu no dia de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira da cidade, e foi realizado pela primeira vez na capital pernambucana com as novas aeronaves A-29 Super Tucano.

As manobras encantaram crianças, jovens e adultos. A estudante Ingrid Miranda, de 22 anos, nunca havia presenciado uma apresentação como essa. “Eu cheguei a me emocionar algumas vezes. É incrível o que eles fazem no céu. Não tem como não ficar extasiado”, contou. Fã da Esquadrilha da Fumaça, Leandro Lemos também ficou maravilhado.



“Foi uma apresentação admirável, desde a chegada e as manobras para aterrissar até a interação com o público após o evento. Foi muito gratificante para nós. Espero que não demore tanto pra voltar, já que a apresentação é tão rápida”, disse o rapaz.

O Comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, também prestigiou o evento. Para ele, o retorno da esquadrilha da fumaça à cidade proporcionou, sem dúvida, uma experiência diferente. “A oportunidade da Força Aérea Brasileira de poder homenagear o Recife no dia de sua Padroeira, trazer a Esquadrilha da Fumaça que não se apresentava desde 2012, e agora com as novas aeronaves Super Tucano, é um show totalmente diferente, pois são aviões mais rápidos, fazendo novas manobras”, completou o oficial-general.

A programação contou ainda com apresentações musicais dos cantores Waldonys e Cezzinha do Acordeon, e da Orquestra de Crianças e Jovens de Feira Nova, que antes do show no Marco Zero, recepcionou a esquadrilha no hangar do CINDACTA III.

Ainda no local foram recolhidos livros por meio da Campanha "Doe Um Livro" e realizadas instruções de massagem cardiorrespiratória, promovidas por médicos da Sociedade Brasileira de Cardiologia em Pernambuco. A apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) fez parte do calendário de comemorações alusivas ao dia de nascimento do Patrono da Aeronáutica, Alberto Santos-Dumont, celebrado no dia 20 de julho.




História

Com mais de 3.800 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira (FAB).

Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração da Fumaça tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


PROSUB S40

PROSUB S40

Última atualização 14 DEZ, 12:45

MAIS LIDAS

EDA - Esquadrilha da Fumaça