FAB celebra o aniversário de nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes

Tenente Elias E Coronel Grandis

A cerimônia militar alusiva ao 123° aniversário de nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes foi realizada nesta sexta-feira (20/09), na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro (RJ).

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença do Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; e do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, entre outros Oficiais-Generais da ativa e da reserva, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares.

Durante o evento, o Comandante da Aeronáutica fez a aposição de flores no busto do Marechal do Ar Eduardo Gomes. "Hoje, rendemos nossa homenagem ao Patrono da Força Aérea Brasileira, que sempre atuou na busca e na manutenção de nossos valores mais sagrados, e é um exemplo para todos nós", ressaltou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

No pátio, estava em posição de destaque a aeronave K-263 “Curtiss Fledgling”, que protagonizou, em 1931, o início das atividades do Correio Aéreo Militar, atualmente denominado Correio Aéreo Nacional, e o automóvel Itamaratí Executivo, que, em 1967, atendeu ao então Ministro da Aeronáutica, Marechal do Ar Eduardo Gomes. Ambos os modelos fazem parte do acervo do Museu Aeroespacial (MUSAL).

A aeronave multimissão KC-390 também estava presente na cerimônia. O vetor que será a espinha dorsal da Aviação de Transporte, contribuirá para a FAB desempenhar sua missão de Controlar, Defender e Integrar os 22 milhões de quilômetros quadrados sob sua responsabilidade. Ao término da cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Comandante da Aeronáutica.

Marechal Eduardo Gomes dá nome à medalha que reconhece estudos¹

O mês de setembro é marcado pela celebração do nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes, ocorrido no dia 20, em 1896, em Petrópolis (RJ). 

O Brigadeiro Eduardo Gomes iniciou seus estudos no Colégio Werneck, no qual rapidamente tornou-se líder entre seus colegas. Posteriormente, ingressou no Colégio São Vicente de Paulo, no Rio, e realizou o Curso de Humanidades, onde se revelou em matemática. Por sua dedicação, atingiu a posição de coronel-aluno, Comandante do Batalhão Colegial. Foi declarado Aspirante a Oficial em 17 de dezembro de 1918, na Arma de Artilharia. Em 1921, foi servir na Escola de Aviação Militar, no Campo dos Afonsos, para fazer o Curso de Observador Aéreo de Artilharia. Reunia, assim, a sua Arma de formação com a Aviação.

Medalha Eduardo Gomes reconhece militares que se destacam nos estudos

A dedicação e o amor pela carreira militar contribuíram para que o Tenente Aron Aiex Taier de Oliveira fosse o primeiro colocado no Curso de Formação de Oficiais de Infantaria, ministrado pela Academia da Força Aérea (AFA), no ano de 2017. O feito é a razão pela qual o oficial recebeu a Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo. Criada em 1984, a honraria, que leva o nome do Patrono da Força, é destinada a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução, premiar e dar destaque ao mérito intelectual de Oficiais e Praças do Comando da Aeronáutica que venham a se distinguir nas atividades escolares.

“Todo profissional aspira ser valorizado e prestigiado por fazer um bom trabalho. A motivação está ligada ao reconhecimento e influencia diretamente na produção e no desempenho humano”, opina o Tenente Taier. Ele acredita que a Medalha Eduardo Gomes é uma ferramenta importante para valorização, formação e conhecimento na Força Aérea Brasileira (FAB). “Para mim, ter recebido essa homenagem foi um coroamento pelos anos de intensa dedicação e empenho na base da carreira militar”, completa o Oficial, que recebeu a medalha em julho de 2018.

O nome da condecoração é uma homenagem ao Marechal do Ar Eduardo Gomes, primeiro Comandante do Grupo Misto de Aviação, criado no Campo dos Afonsos em 1931. Foi de lá que, em 12 de junho daquele ano, os Tenentes Casimiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavenère Wanderley decolaram o Curtiss Fledgling, de matrícula K-263, avião que realizou a primeira linha do Correio Aéreo Militar, dando origem ao atual Correio Aéreo Nacional (CAN).

Eduardo Gomes participou da organização e construção das Bases Aéreas que desempenhariam importante papel na Segunda Guerra Mundial e foi Ministro da Aeronáutica em duas ocasiões: no governo de Café Filho (agosto de 1954 a novembro de 1955) e no de Castelo Branco (janeiro de 1965 a março de 1967). Sua atuação na Força também foi marcada pela obstinação em trabalhar continuamente em prol do desenvolvimento do Comando da Aeronáutica, transmitindo às novas gerações uma organização cada vez mais moderna e operacional.

¹por Tenente Jonathan Jayme – Fotos: Soldado Wilhan Campos, Sgt Bruno Batista e Acervo FAB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter