COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Aviação

19 de Agosto, 2019 - 11:30 ( Brasília )

Museu de artigos aeronáuticos é inaugurado em Guaramiranga (CE)

Evento contou com a participação de integrantes das turmas de 1973 da EPCAR e de 1976 da AFA

BAFZ E Tenente-Coronel Santana


Foi inaugurado nesta sexta-feira (16), em Guaramiranga (CE), município localizado a 120 km de Fortaleza, o Museu das Turmas de 1973 da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e de 1976 da Academia da Força Aérea (AFA).

O evento contou com a presença do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, do Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, do Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, do Comandante da Base Aérea de Fortaleza, Coronel Aviador Alex Pereira de Souza, dos integrantes das turmas, além de autoridades civis e militares.

O Tenente-Brigadeiro Botelho, que foi aluno da turma de 1973, ressaltou a importância de destacar a memória da Força Aérea Brasileira. “Esse museu é uma memória para a FAB. É muito importante manter viva toda a história e tradição da nossa Instituição e esse acervo representa a continuidade de nossa trajetória”, disse.



A iniciativa da montagem do museu foi da Turma de 1973 e concretizada pelo senhor Joaquim Caracas, ex-aluno da EPCAR, que jamais esqueceu a Turma e os ensinamentos ministrados na Escola. “Esse museu é a representação de uma grande amizade que tive a oportunidade de construir”, declarou.

A entrada do museu foi construída com as mesmas características da fachada da EPCAR. Além de uma aeronave AT-26 Xavante e um simulador de voo, o visitante encontrará exposições de uniformes, fotografias e artigos relacionados à aviação.



Fotos: SO Edilberto e SO Magda/Base Aérea de Fortaleza