COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Terrestre

05 de Junho, 2019 - 10:50 ( Brasília )

Celebração do centenário da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

programação aberta à comunidade

Os meses de maio e junho têm reservada uma extensa e variada programação alusiva ao centenário da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel). Justas comemorações pelo centenário dessa Grande Unidade do Exército Brasileiro, sediada em Caçapava e herdeira de rica tradição.

Sua história inclui a participação de organizações militares subordinadas no maior conflito armado do Século XX, a II Guerra Mundial. Por essa razão, ostenta a denominação histórica de "Brigada Fornovo di Taro", uma das batalhas vencidas pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália.

A programação festiva inicia na quinta-feira, 30 de maio, com apresentação da Banda de Música do 6º Batalhão de Infantaria Leve. No dia 2 de junho, será realizada uma corrida de rua, com percursos de 5 e 10 km, além de uma caminhada de 3 km. No dia 6 de junho, acontecerá um Concerto Musical.



As festividades prosseguem em junho. No dia 7, será realizada uma Solenidade Militar, com a presença de autoridades civis e militares. Na ocasião, serão homenageadas personalidades que colaboraram com a Brigada Aeromóvel, no cumprimento de suas missões.

Já no dia 8, acontecerá o 3º Festival Aeromóvel, atividades de entretenimento e lazer para as comunidades de Caçapava e do Vale do Paraíba. O festival inclui demonstrações de assalto aeromóvel, salto livre operacional, motociclistas militares e cães de guerra, apresentação de bandas militares, exposições de material de emprego militar e viaturas militares, atividades infantis e o 1º Encontro de Motociclistas Aeromóveis.

A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) tem suas origens na 5ª Brigada Estratégica, criada pelo Decreto nº 7.054, de 06 de agosto de 1908, com sede inicial na cidade de Aquidauana (MS). Em 23 de fevereiro de 1915, foi transferida para Belo Horizonte (MG), onde recebeu a denominação de 8ª Brigada de Infantaria.

O Decreto nº 13.652, de 18 junho de 1919, cria a 4ª Brigada de Infantaria, formada da 8ª Brigada de Infantaria. O Decreto nº 13.916, de 11 de dezembro de 1919, mantém a 8ª Brigada de Infantaria em Belo Horizonte e estabelece o Quartel-General da 4ª Brigada de Infantaria na cidade de Caçapava.



Outras coberturas especiais


Base Industrial Defesa

Base Industrial Defesa

Última atualização 19 JUN, 13:40

MAIS LIDAS

Ecos - Guerras, Conflitos, Ações