Expedicionários que lutaram na Segunda Guerra Mundial são homenageados em campo por mais de 30 mil pessoas

Nervosismo, ansiedade e muita emoção. Estava chegando a hora do grande espetáculo. Após muitos ensaios, passagem de som e alinhamentos realizados pela equipe da 5ª Região Militar (5ª RM) com o Club Athletico Paranaense, estavam todos ansiosos e em concentração aguardando a autorização para entrada em campo da Banda de Música da 5ª Divisão de Exército, acompanhada da cantora paranaense Fran Tenório.

Com um coro de 30.406 pessoas, o time do Exército executou a “Canção do Expedicionário” para as grandes estrelas da noite, os três integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que estiveram na Segunda Guerra Mundial e estavam em destaque para serem homenageados. “A homenagem capturou emoções e eternizou o apreço do povo paranaense pelos heróis da Segunda Guerra Mundial”, comemorou o General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, Comandante da 5ª RM.

Nos telões da Arena da Baixada e em todas as cadeiras do estádio era possível acompanhar a letra da canção e participar do espetáculo. Com mais de 90 anos, esses senhores são a história viva da participação do Brasil na Grande Guerra. Para Mauro Homzmann, Diretor Comercial e Relações Institucionais do Club Athletico Paranaense, “foi um orgulho enorme ter aqui os Expedicionários que deram tanto orgulho aos nosso país e nos encheu de satisfação ver essa banda maravilhosa. A torcida cantou junto e vi gente emocionada, com nó na garganta”, afirmou.

Os presentes ouviram do narrador da partida que o Brasil enviou para os campos de batalha da Itália 25 mil combatentes, sendo que 1.500 eram paranaenses. Não retornaram ao país, deixando seu sangue em solo europeu 467 heróis, sendo 28 do Paraná. Emocionados, os Expedicionários acompanharam a homenagem do gramado e foram ovacionados pela torcida. “Temos a missão de não deixar a história linda e feita com bravura pela FEB ir embora”, comentou o General de Divisão Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Comandante da 5ª Divisão de Exército (5ªDE).

Após a homenagem aos Expedicionários, a bola entrou em campo. No jogo entre Athletico x River Plate, pela primeira partida de final da Recopa, a Banda de Música da 5ª DE executou também o Hino Nacional Brasileiro, o Hino da Argentina, o Hino do Paraná e o Hino do Club Athletico. A transmissão foi feita pela DAZN (pronuncia-se Dazone) que é a primeira plataforma de streaming de esportes ao vivo e sob demanda do mundo.

O 1×0 do Athletico foi exibido para mais de 100 países e a homenagem foi uma parceria da 5ª RM e da Liga Paranaense do Expedicionário (LPE) com o Club Athletico Paranaense, com objetivo de homenagear os heróis de guerra. A partida foi realizada na quarta-feira (22/05) e foi o último evento da série de atividades da 5ª RM em homenagem ao mês da Vitória.

Fotos: Jackson Mendes

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter