Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial é celebrado pelo Exército, na Praça do Expedicionário

Em 8 de maio de 1945 chegava ao fim o terrível período de seis anos que durou a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).  A data ficou marcada na história como o dia em que as nações aliadas (Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética, Resistência Francesa etc.) venceram o nazifascismo. Desde então, é celebrado anualmente, em 8 de maio, o Dia da Vitória.

Em Curitiba, a data está sendo lembrada com uma programação socioeducativa que inclui: palestra alusiva, solenidade militar e exposição de viaturas antigas. As atividades, organizadas pelo Comando da 5ª Região Militar (5ª RM), tiveram início em 4 de maio e seguirão até o dia 9.

Nos dias 4 e 5, os antigos veículos militares usados em combates, estavam expostos na Praça do Expedicionário, onde também será realizada, no dia 8, uma solenidade, com a presença de autoridades civis e militares. Já no dia 9, o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dennison de Oliveira, ministrará, no auditório da 5ª RM, uma palestra sobre o fim da Segunda Guerra Mundial.

A celebração de tão importante data será findada com chave de ouro em 22 de maio. No primeiro jogo das finais da Recopa Sul-Americana, o Club Athletico Paranaense promete uma homenagem, ainda surpresa, aos ex-combatentes que serviram na Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante o grande conflito.

O Brasil na Segunda Guerra Mundial

O Brasil foi o único país da América Latina que participou diretamente dos conflitos bélicos na Europa. Cerca de 25 mil soldados da FEB foram enviados ao norte da Itália para lutar junto ao Exército Americano.

A FEB conseguiu vitórias importantes, tomando cidades e regiões que estavam sob poder nazista, como Massarosa, Camaiore e Monte Prano e Castelnuovo.

Uma das mais emblemáticas foi a de Monte Castelo, conflito que se arrastou por três meses. Os soldados brasileiros participaram de quatro ofensivas malsucedidas devido a vários fatores, dentre os quais, as temperaturas extremamente baixas e falhas de estratégia. No entanto, em fevereiro 1945, novas estratégias foram adotadas pelas tropas da FEB e a batalha foi vencida.

Entretanto, foi em 14 de abril de 1945 o início do mais árduo combate travado pela FEB contra os nazistas: a Batalha de Montese, na qual a atuação de tropas brasileiras foi considerada essencial para retomada da Itália e posterior vitória dos aliados contra as tropas alemãs.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter