A Suíça também foi bombardeada pelos americanos

Durante a Segunda Guerra Mundial, os aliados acidentalmente bombardearam repetidamente alvos suíços. Hoje faz 75 anos do erro de alvo mais grave, quando a força aérea dos EUA lançou quase 400 bombas incendiárias e explosivos sobre Schaffhausen, destruindo uma enorme área da cidade fronteiriça suíça.

Em 1° de abril de 1944, um esquadrão de bombardeiros dos EUA partiu da Grã-Bretanha com o objetivo de atacar a cidade alemã de Ludwigshafen. Apesar da visibilidade clara, os pilotos se perderam porque a ainda nova tecnologia de radares falhou. Eles acabaram descarregando 371 bombas sobre Schaffhausen, confundida com uma cidade alemã.

Resultado: 47 a 60 vítimas mortais (estimativas variam) e centenas de feridos. Quase 500 pessoas ficaram desabrigadas e alguns milhares perderam seus empregos, pois as fábricas haviam sido destruídas. A cidade ficou em ruínas.

Teoria conspiratória: foi intencional?

O mais trágico é que a população de Schaffhausers já estava acostumada com o vai e vem dos aviões aliados sobre a Suíça. Em vez de fugir para os abrigos antiaéreos, saíram despreocupados à rua e ergueram os olhos para o céu.

Por muitos anos depois circulou o rumor de que os aliados quiseram punir a Suíça por causa de uma fábrica de Schaffhausen que fornecia bens industriais para a Alemanha nazista. Mas hoje a evidência histórica não deixa mais dúvidas: foi mesmo um acidente. Os EUA pagaram uma compensação a Schaffhausen ainda durante a guerra.

Ignorância mortal dos americanos

Para proteger-se contra tais mal-entendidos, depois deste bombardeio, a população pintou grandes cruzes suíças nos telhados.

Mas os americanos nem sempre compreenderam o significado do símbolo, como mostra por exemplo o bombardeio da cidade suíça de Stein am Rhein.

Mais tarde, ficou-se sabendo que o comandante do bombardeiro escreveu no seu relatório que, durante o bombardeio da cidade alemã de Ebingen (na verdade, Stein am Rhein) ele havia reparado quadrados vermelhos pintados nos telhados com grandes cruzes brancas. "O que são eles?", indagou ele no relatório. Como muitos pilotos americanos, ele não conhecia a bandeira suíça.

Os aliados bombardearam a Suíça  por engano cerca de 70 vezes durante a Segunda Guerra Mundial. As bombas atingiram, entre outras, Zurique, Basileia, Schaffhausen, Stein am Rhein e pequenas cidades em vários cantões.

 
 
 
 
 
 
 
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter