78 Anos da EsPCEx: desde 1940, a formação do oficial do EB

No dia 17 de setembro, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) completa 78 anos com a nobre missão de selecionar e preparar o futuro oficial do Exército Brasileiro. Por isso, para comemorar a data festiva, no período de 10 a 13 de setembro de 2018, a EsPCEx realizou uma programação especial para que o público interno celebrasse com a sociedade campineira essa data marcante.

A comemoração iniciou-se no dia 10, com a abertura da exposição de quadros e fotografias, no Salão Carlos Gomes. O nome da exposição era “Pintando o Brasil” e foi aberta ao público. Os espectadores puderam apreciar obras de artistas campineiros que retrataram os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Na exposição também foram expostas fotografias da Escola, tiradas com um olhar diferenciado pelo fotógrafo Claudinei Fortes, que intitulou seu trabalho de “Verás que um filho teu não foge à luta”.

As atividades do dia 12 começaram com o tradicional plantio da muda de pau-brasil, no Bosque da EsPCEx, oportunidade em que o aluno mais novo, o praça mais distinta de 2018 e o Comandante da Escola realizaram o plantio, símbolo da renovação das novas gerações de militares sendo formados na instituição.

 

Na sequência, ocorreu a cerimônia militar em homenagem à Escola na Praça Cidade de Campinas – ESPCEx. Foram entregues “Diplomas de Amigo da EsPCEx”, honraria outorgada pelo Comandante da Escola a personalidades civis e militares que se destacaram por terem contribuído, de alguma maneira, com as atividades desenvolvidas para a formação dos alunos.

A formatura foi prestigiada por autoridades civis, militares e a sociedade campineira. Após a solendiade, os integrantes da Escola, alunos e amigos da ESPCEx participaram do almoço festivo.

Encerrando as comemorações do dia, o Centro de Tradições da EsPCEx realizou uma apresentação de danças típicas de vários rincões do nosso País, no Teatro Castello Branco. O Centro representa uma das atividades extras que os alunos, voluntariamente, realizam durante o ano e visa apresentações culturais com expressão artística pela música.

Os integrantes da Escola também participaram ativamente das comemorações com diversas competições esportivas, tipicamente militares. Foram realizadas competições de tiro esportivo e a corrida de revezamento, em que o bastão era um fuzil. As atividades reforçaram o espírito de corpo dos integrantes da Escola, demonstrando a convivência amistosa e camarada da “família EsPCEx”.

As comemorações materializaram a homenagem a que a Escola Preparatória de Cadetes do Exército faz jus, há 78 anos preparando os futuros oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro, com o árduo e nobre trabalho de todos aqueles que servem ou serviram nesse tradicional estabelecimento de ensino.

 

Fotos: Cap Nascimento, 1º Ten Bidinoto, Eduardo rodrigues e Lívia Caus – EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter