COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Terrestre

16 de Julho, 2018 - 09:40 ( Brasília )

Herói da FEB, Capitão Waldyr O´Dwyer faz 102 anos de vida e ganha homenagem


No dia 12 de julho, o Capitão Waldyr O´Dwyer, herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB), completou 102 anos de vida. A ocasião especial foi celebrada durante a cerimônia de entrega da obra de revitalização da Praça dos Expedicionários, em Anápolis (GO). Último Pracinha vivo a residir naquele município goiano, o Capitão Waldyr participou de momentos relevantes da Campanha da FEB na Itália, incluindo a épica Tomada de Monte Castello, em 21 de fevereiro de 1945.

A idade avançada trouxe as naturais limitações físicas ao oficial da reserva, incluindo dificuldades de locomoção. Entretanto, nada parece abalar seu profundo sentimento de amor ao Exército e ao Brasil, algo nítido em suas palavras de agradecimento durante a cerimônia festiva. "Na verdade, não me considero um herói, mas alguém que cumpriu seu dever. Assim é o Exército. Ele não escolhe a missão, ele a cumpre. Ao sair do serviço ativo e me dedicar a outras atividades, sempre procurei pautar minha vida por esses ideais", destacou.

 

A solenidade de reinauguração da Praça dos Expedicionários contou com a participação de autoridades locais e do Governo de Goiás, além de representantes das Forças Armadas e Auxiliares. Um dos momentos marcantes foi a leitura de mensagem do General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, Comandante do Exército Brasileiro, dirigida especialmente ao Capitão Waldyr.

 

A revitalização do espaço público é fruto de uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Anápolis e da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA) e presta uma justa homenagem àqueles que derramaram suor e sangue nos campos de batalha italianos, por ocasião da atuação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. "Essa praça estava abandonada, escondida e não representava o esforço dos nossos Pracinhas na Itália. Essa iniciativa busca resgatar a história desses verdadeiros heróis, exemplo de patriotismo e amor ao país", ressaltou o Presidente da ACIA, Anastacios Dagios.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Base Industrial Defesa

Base Industrial Defesa

Última atualização 17 DEZ, 00:05

MAIS LIDAS

Ecos - Guerras, Conflitos, Ações

2