Dia do Exército na Capital dos Blindados é marcado pela homenagem a ex-combatente da FEB, com seus 97 anos

O Dia do Exército foi celebrado na Guarnição de Santa Maria com uma solenidade militar realizada no 4º Batalhão Logístico, no dia 19 de abril, presidida pelo Comandante Interino da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), “Divisão Encouraçada”, General de Brigada Giovany Carrião de Freitas.

Logo no início da cerimônia, o toque de "Presença de Ex-Combatente" soou, em homenagem ao Sr Taltíbio de Melo Custódio, que integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e, com sacrifício, bravura e glória, soube defender a honra da Pátria e os ideais de liberdade e democracia, por ocasião da Segunda Guerra Mundial.

Hoje com 97 anos de idade, o Sr Taltíbio foi um dos condecorados, tendo recebido, do Comandante da 3ª DE, a Medalha da Vitória, em reconhecimento por sua contribuição na difusão dos feitos da FEB no teatro de operações europeu.

 

Após o canto da Canção do Exército, o General Carrião fez a leitura da Ordem do Dia, destacando que "o Exército, junto à Marinha e à Força Aérea, integra uma sociedade única, capaz de entender as lições do passado, participar continuamente da construção do presente e contribuir com um futuro de paz, justiça e prosperidade para todos os brasileiros".

Como reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro, foi procedida à entrega de Diplomas de Colaboradores Emérito do Exército, a Instituições e personalidades que se destacaram em suas atividades. Receberam o Diploma, o Presidente do Clube Dores, Sr Ademir Antônio Pozzobon; o Jornal Diário de Santa Maria; a jornalista da Revista Società Magazine, Sra Grazieli Grazzioli Pereira Lopes; o professor da Universidade Federal de Santa Maria, Sr Andrei Piccinini Legg; e os professores do Colégio Militar de Santa Maria: Cristina Medianeira de Souza Chaves, Jairo Renato Araujo Chaves, José Ferreira Machado Junior, Karine Noal, Milton Claivi de Andrade Neves, Nilza Bastos Borges, Rosane Garcia Bandeira Avello e Simone Morostega.

 

Durante o evento, também foi realizada a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Militar, mais alta distinção, para aqueles que prestaram importantes serviços ao Exército; da Medalha Exército Brasileiro, que se destina a distinguir quem tenha praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro; e da Medalha Militar, que visa recompensar os bons serviços prestados durante o serviço ativo, esta última entregue a seis militares e seis civis. Todas as condecorações buscam, de alguma forma, agradecer aos trabalhos desenvolvidos para a Instituição.

O desfile da tropa, composta por militares da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, da 3ª Região Militar, da Ala 4 da Força Aérea Brasileira e do Colégio Militar de Santa Maria, encerrou a formatura militar.

Os 370 anos do Exército Brasileiro foram comemorados com a presença do Chefe do Escritório de Fiscalização de Contratos e Coordenação de Logística em Santa Maria, General de Divisão Eduardo Segundo Liberali Wizniewsky; do Prefeito de Santa Maria, Sr Jorge Cladistone Pozzobom; e de autoridades civis e militares.

Essa solenidade comprovou o que o Comandante da Força, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, bem escreveu em sua Ordem do Dia: “Orgulhoso é o Exército, que traz sua essência de Guararapes; nobre é o Exército, que tem Caxias como Patrono; e feliz é o Exército, que se sente integrado, querido e respeitado por seu País”.

Fotos: Sd Henckes / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter