Ricardo Bonalume – O Eterno Marujo

 

+ Ricardo Bonalume Neto

05-09-1950  + 24-03-2018

 

 

Comandante Henrique Afonso Lima

Tenente Fabrício Costa

Ambos do Centro de Comunicação Social da Marinha – CCSM

Repórter à moda antiga, sempre que possível, Ricardo Bonalume dispensava o uso do celular. Bastavam bloco, caneta e uma máquina fotográfica obsoleta em mãos.

Além das anotações, não resistia ao hábito do registro visual. As fotografias serviam de âncora de imagem. Eram preciosas para inspirar suas reportagens, mas nem sempre oferecidas à publicação.

O vestuário despojado contrastava com o domínio para assuntos complexos. Não viajava sem a companhia de livros. Muitos deles de causar inveja aos melhores sebos de São Paulo. O bunker caseiro era motivo de orgulho. Pano de fundo para as suas principais aparições no Facebook.

Estudioso de assuntos ligados à defesa nacional, foi com a Marinha do Brasil que realizou um de seus maiores sonhos: embarcar no Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia rumo ao Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (Poit), em 2016.

O curioso é que o jornalista esperava ser transportado por um navio patrulha oceânico, mas quis o destino que ele tivesse um encontro com o NDCC Almirante Saboia (ex-RFA Sir Bedivere, da Marinha Real Britânica). Era como voltar no tempo. Na mesma hora, resgatou suas lembranças da cobertura da Guerra das Malvinas de 1982.

Nessa comissão, Bonalume conseguiu conciliar a paixão por assuntos militares e científicos. Cobriu exercícios militares a bordo do "Saboia". Proferiu palestra sobre a Guerra das Malvinas. Descobriu que mais de 50 projetos de pesquisa estavam em andamento no Poit.

O desejo de pisar em Trindade foi saciado: 59 anos depois que a Marinha começou a administrar a região e cinco anos após a criação da Estação Científica.

 

________________________

 

Leia o Obituário da Folha publicado dia 24MAR2018

Morre o jornalista Ricardo Bonalume Neto, aos 57 anos Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter