III Olimpíada de História Militar e Aeronáutica na AFA

Hermelindo Lopes Filho Lopes


A Academia da Força Aérea realizou nos dias 17 e 18 de agosto a terceira edição da Olimpíada de História Militar e Aeronáutica.

Neste ano, a vibrante competição de conhecimentos reuniu 56 competidores, agrupados em 14 equipes.

A novidade foi a participação dos aspirantes da Escola Naval, dos cadetes da AMAN e dos alunos da EsPCEx. A integração entre os conhecimentos da História Naval, da História Militar Terrestre com a História da Aviação propiciou a desejada interoperabilidade educacional entre os futuros oficiais.

A abertura solene do evento aconteceu na tarde do dia 17, com o discurso do brigadeiro do ar Saulo Valadares do Amaral. Como no ano passado, o apresentador e cantor Ronnie Von, que foi cadete da Aeronáutica na década de 1960, anunciou a competição educacional em seu programa Todo Seu, da TV Gazeta, gravando uma mensagem especial de motivação aos competidores.

As provas de conhecimentos envolveram diversos questionários no modelo quiz e uma pesquisa temática. Em todo o certame foram ofertadas mais de 120 questões em diferentes temas, abrangendo assuntos da História Militar da Antiguidade até a Idade Contemporânea.

Na primeira fase, os competidores passaram por um duro teste eliminatório de 60 questões de múltipla escolha realizado em apenas 120 minutos.

A surpresa ficou por conta da Equipe ALTE. COCHRANE, da Escola Naval, que largou na frente com a maior pontuação. Nesta etapa, o destaque individual foi o aspirante Guilherme da Silva Costa Júnior, que obteve 49 acertos, a maior pontuação dentre todos os competidores nessa etapa.

A 1ª Fase classificou as seguintes equipes:

1. ALTE. COCHRANE (ESCOLA NAVAL)……………………………… 157
2. CEL. JOHN BOYD (AFA)………………………………………………… 150
3. GEN. DOUGLAS MacARTHUR (AFA)………………………………. 149
4. TEN. LIMA MENDES (AFA)…………………………………………….. 146
5. ALTE. SALDANHA DA GAMA (ESCOLA NAVAL)………………. 143
6. MAL. JOSÉ PESSOA (AMAN/EsPCEx)……………………………. 142

Na 2ª Fase, também eliminatória, as seis equipes enfrentaram um mesmo questionário de 24 perguntas para resolução em grupo. Cada questão, valendo 10 pontos, de modelos abertas e fechadas, exigia o tempo de 30 segundos de resposta. Guerras Púnicas, Cavaleiros Medievais, Insurreição Pernambucana e Guerra das Malvinas foram alguns dos muitos temas abordados nas quatro baterias. Nessa etapa, destacaram-se pelo aproveitamento as equipes JOHN BOYD, da AFA, e ALTE SALDANHA DA GAMA, da Escola Naval.

Ao final da 2ª Fase, as pontuações estavam notavelmente alteradas, revelando as três equipes classificadas:

1. CEL. JOHN BOYD (AFA)…………………………………………………. 370
2. ALTE. SALDANHA DA GAMA (ESCOLA NAVAL)……………….. 313
3. TEN. LIMA MENDES (AFA)……………………………………………… 306
4. ALTE. COCHRANE (ESCOLA NAVAL)……………………………… 297
5. GEN. DOUGLAS MacARTHUR (AFA)………………………………. 279
6. MAL. JOSÉ PESSOA (AMAN/EsPCEx)…………………………….. 242

Dentre os oito assuntos apresentados para a 3ª Fase, foi sorteado o tópico Guerra da Coréia. Na manhã do segundo dia da Olimpíada, os atletas da História mergulharam em pesquisas e no desenvolvimento de suas apresentações. No período da tarde, as três equipes realizaram diferentes abordagens acerca do conflito em suas apresentações. Em seguida, a Banca Avaliadora, composta por onze oficiais e professores de notório saber em História Militar teceram considerações e emitiram suas avaliações.

Embora inalterada as posições, o placar ao final da 3ª Fase ficou assim:

1. CEL. JOHN BOYD (AFA)…………………………………………………. 622
2. ALTE. SALDANHA DA GAMA (ESCOLA NAVAL)……………….. 550
3. TEN. LIMA MENDES (AFA)……………………………………………… 534

No início da noite do dia 18, teve início a quarta e última etapa da competição com o vibrante quiz de respostas orais, na qual a equipes tinham apenas 20 segundos para responder. As questões, cada vez mais difíceis, agora valiam 20 pontos cada.

A última bateria previa a perda de 10 pontos no caso de respostas erradas ou o repasse da mesma, caso a equipe não quisesse arriscar. Foi nesse momento que a equipe LIMA MENDES, da AFA, ultrapassou a SALDANHA DA GAMA, da Escola Naval, enquanto a equipe JOHN BOYD, campeã do ano passado, consolidava-se na primeira posição.

A última rodada de questões concentrou perguntas sobre a Segunda Guerra Mundial, envolvendo a participação da FEB, todavia, o resultado já se mostrava definido, como a equipe JOHN BOYD sagrando-se bicampeã.

O placar final da III Olimpíada de História Militar e Aeronáutica da AFA foi o seguinte:

1º – EQUIPE CEL. JOHN BOYD (AFA): 762 pontos
Cad Daniel BUNCHAFT Souza Ribeiro
Cad Gabriel RAMIREZ Pina
Cad Daniel de Almeida ROMANI
Cad Rômulo Rebello QUEDINHO

2º – EQUIPE TEN. LIMA MENDES (AFA): 704 pontos
Cad Amilton Oliveira Ferreira JÚNIOR
Cad Guilherme Fernando CARVALHAES
Cad OTÁVIO Silveira Alves
Cad Lucas SILVEIRA Alves

3º – EQUIPE ALTE. SALDANHA DA GAMA (ESC NAVAL): 640 pontos
Asp Arthur HIPPLER Barcellos
Asp Christian TOSHIO ITO
Asp Bruno FRANCESCO F. Dall'antonia
Asp RAFAEL Maganha Ribeiro

As premiações se deram na forma de medalhas de ouro, prata e bronze, gentilmente cunhadas e cedidas pelo Instituto Histórico Cultual da Aeronáutica, que apoia a iniciativa. Os aspirantes e cadetes das equipes finalistas também receberam premiações complementares em livros doados pelas editoras Contexto e M. Books.

O comandante da AFA, brigadeiro Valadares encerrou o evento agradecendo aos comandantes das escolas co-irmãs pela oportunidade de integração educacional e destacou o compromisso em promover a inovação das práticas de ensino.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter