Acervo militar é mantido por Sargento Honorário em Santa Catarina

No município de Palhoça, região metropolitana de Florianópolis, um rico acervo militar é preservado por um admirador da história militar bélica e do Exército Brasileiro. O Sr Dudevant Teixeira mantém um museu, o Pelotão Cívico do 14° Batalhão de Caçadores (14º BC), que conta com viaturas utilizadas durante a Segunda Guerra Mundial, uniformes, equipamentos e artigos militares raros. Uma iniciativa que ajuda a construir o civismo na “Grande Florianópolis”, Santa Catarina.

Em 2012, Dudevant recebeu o devido reconhecimento, quando obteve o título de “Sargento Honorário do Exército Brasileiro” pela colaboração ao ensino cívico-militar. O colecionador também foi condecorado com a Medalha do Pacificador e com a Ordem do Mérito Militar.

Atualmente, o museu recebe, duas vezes por semana, a visita de instituições de ensino da região.

O professor de Educação Física da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santo Amaro da Imperatriz (SC), Pablo Monani Amorim, é um frequentador assíduo do espaço. “Depois da visita, vejo os alunos muito satisfeitos; é muita novidade para eles. Temos alunos com dificuldades de locomoção, mas o acesso aqui é bom e a atenção da equipe também é muito boa. Eles sempre saem do museu impressionados com o tamanho dos blindados”, afirmou.

Projeto Parque Histórico e Cultural 14º BC

O rico acervo do Pelotão Cívico do 14º BC ganhará um novo espaço e um novo formato. O Sargento Honorário Dudevant está investindo em um novo local para acomodar a coleção: o Parque Histórico e Cultural 14º BC.

Às margens da BR 101, o Parque está localizado em Tijucas, interior do Estado de Santa Catarina, com 15 mil metros quadrados de pavilhões, espaço que relembra as construções do Batalhão de Caçadores. O objetivo de Dudevant é criar um parque temático que permita aos visitantes a experiência da vida na caserna. “Para mim é uma realização muito grande. Faço isso com muito carinho!”, ressalta ele.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter