COBERTURA ESPECIAL - EC725 / H225M - Aviação

03 de Junho, 2016 - 09:10 ( Brasília )

Voos de helicópteros H225 estão proibidos na Europa



A Agência Europeia de Segurança Aérea (AESA) anunciou nesta quinta-feira (2) que proibia os helicópteros Super Puma da Airbus Helicopters de voar devido a um acidente no fim de abril na Noruega que matou 13 pessoas, aparentemente devido a uma falha mecânica.

Esta medida foi tomada "por precaução e até que novas informações estejam disponíveis", após a publicação de um relatório sobre este acidente pelas autoridades, disse a ASEA em seu site. Os modelos afetados são o H225 LP e o As332 L2.

Queda com morte de 13 pessoas na Noruega

A queda do helicóptero foi na costa da cidade Bergen no dia 29 de abril de 2016, na Noruega, o mesmo voltava da plataforma de gás e petróleo Gullfaks B, no Mar do Norte. A plataforma é operada pela Statoil, que ainda não comentou o acidente. A empresa mobilizou as equipes de emergência para ajudar no resgate.

As causas do acidente ainda não foram esclarecidas. Uma autoridade, no entanto, disse jornal norueguês VG que a manutenção do helicóptero foi atrasada por duas vezes.

O número de pessoas que estavam na aeronave foi confirmado pela Statoil e pelas  autoridades que trabalhavam no resgate:11 passageiros e 2 tripulantes estavam a bordo.

Testemunhas relataram uma enorme explosão, segundo a France Presse. Depois, várias foram vistas na água, enquanto o helicóptero foi parar em uma pequena ilha, uma testemunha disse ao canal TV2, segundo Reuters.

Imagens ao vivo das redes de televisão norueguesas NRK e TV2 mostraram colunas de fumaça emergindo da área, uma extensão de mar com muitas ilhas pequenas.  Destroços vermelhos podiam ser vistos no alto de uma formação rochosa.

A área, que fica um pouco a oeste de Bergen, a segunda maior cidade da Noruega, tem um tráfego de helicóptero frequente indo e vindo das instalações de exploração de petróleo em alto mar.

A primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, disse no Twitter que a notícia do acidente era "horrível".


Nota DefesaNet

O H225 é a versão civil do helicóptero H225M, que é a base do H-XBR.

Mais informações podem ser acessadas na Cobertura Especial :

Cobertura Especial H-XBR Link


 



Outras coberturas especiais


Crise

Crise

Última atualização 21 NOV, 11:10

MAIS LIDAS

EC725 / H225M