H-XBR em Le Bourget

Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet


No centro da exibição de aeronaves estáticas do Airbus Group e Airbus Helicopters está o helicóptero H225M, observar que esta é a nova designação para o EC725.

Este H225M destinado à Marinha do Brasil, foi produzido na linha de montagem da Helibras, em Itajubá (MG), e deverá voltar à fábrica após o evento para ser preparado para entrega ao cliente. A unidade em exposição já emprega alguns dos mais avançados sistemas de defesa solicitados pelas Forças Armadas do Brasil.

Inclui componntes e subsistemas já produzidos pela indústria nacional dentro dos acordos de transferência de tecnologia do H-XBR.

Este helicóptero deu a volta ao mundo e participou em duas campanhas de testes, na Índia e Polônia.

Levado por um gigantesco cargueiro Antonov 225 desde o aeroporto de São José dos Campos diretamente para a Índia onde participou de uma campanha de testes de duas semana, onde foi empregado nos diferentes Teatros de Operações daquele país (terrenos montanhosos, deserto e selva).

Posteriormente foi enviado a França para revisão e enviado à Polônia onde o modelo H225M da Airbus Helicopter é finalista único da competição aberta pelo país eslavo.

Nota ver Matéria Polônia pré-seleciona H225M da Airbus Helicopters para as Forças Armadas do país (link)

Nas duas campanhas os técnicos da Airbus Helicopters mostraram confiança no produto produzido em Itajubá, Minas Gerais.

Em todas as campanhas pilotos da Helibra e Airbus Helicopters, assim como um oficial da Marinha do Brasil, acompanharam os testes.

Ao final da Feira Aérea de Le Bourget o H-XBR será embarcado em um Antonov 225 e seguirá para São José dos Campos e posteriormente Itajubá, fábrica da Helibras para revisão e entrega à Marinha do Brasil.

Nas fotos: Eduardo Marson, presidente da Helibras, Maud, Airbus Helicopters, Julien Négrel, VP Airbus Helicopters Brazil and Latin America, e Oficiais da Marinha do Brasil Comandantes  Quadros e Rafael González.

Para mais detalhes sobre o Programa H-XBR acesse a Cobertura Especial H-XBR Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter