COBERTURA ESPECIAL - EC725 / H225M - Aviação

18 de Setembro, 2013 - 11:02 ( Brasília )

OPERACIONAL - H-36 Caracal completa mil horas de voo no Esquadrão Falcão


O Esquadrão Falcão, de Belém (PA), ultrapassou em setembro a marca de 1.000 horas de voo com o H-36 Caracal, o mais moderno da frota de helicópteros da Força Aérea Brasileira. Recebida pela FAB em dezembro de 2011, a primeira aeronave foi encaminhada à Unidade que tem a missão de explorar todas as características do H-36. Ao todo, a FAB terá 16 unidades do modelo, fornecido pela empresa Helibras.
 
Ao longo de dois anos e meio de operação, o Esquadrão Falcão já utilizou o seu primeiro Caracal em missões reais, como no combate a incêndio florestal no Amapá, apoio a Polícia Federal na libertação de reféns em Mato Grosso, missões de misericórdia em comunidades e tribos indígenas. A Unidade Aérea também marcou presença na FIDAE 2012, uma feira de aviação militar que acontece no Chile. Para isso, o H-36 fez o longo deslocamento de Belém até Santiago, com passagem pela Cordilheira dos Andes.
 
As 1.000 horas de voo também incluíram treinamentos em missões como resgate na água, navegação a baixa altura e voo em formatura tática ao lado do segundo H-36 já recebido. Capaz de levar até 4,5 toneladas de carga e com dois guinchos para içamento de pessoas ou cargas, o H-36 Caracal também tem demonstrado superar os antigos H-1H com seus sistemas eletrônicos.
 
Além de realizar os voos na nova aeronave, os militares do Esquadrão Falcão também formaram grupos de trabalho para discutir as capacidades do novo helicóptero e também da versão a ser recebida a partir de 2014 que incluirá novos equipamentos, como sistemas de alerta de ameças e sensores de visão no espectro infra-vermelho. Um grupo também avalia a realização de missões de reabastecimento em voo com helicópteros, algo hoje realizado na FAB somente por aeronaves de caça.


Outras coberturas especiais


Front Interno

Front Interno

Última atualização 29 ABR, 13:20

MAIS LIDAS

EC725 / H225M