Comando Conjunto RN-PB realiza capacitação em NBQR para órgãos de Segurança Pública e do Sistema Penitenciário

O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou, no período de 6 a 8 de abril, estágios de capacitação para integrantes de Órgãos de Segurança Pública e do Sistema Penitenciário para atuarem em ações de desinfecção nos dois estados.

Os estágios de capacitação foram ministrados por militares da Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN).

Nos dois estados, foram qualificados integrantes das Polícias Rodoviária Federal e Militar, do Corpo de Bombeiros, do Instituto Técnico-Científico de Perícia e do Sistema Penitenciário, em treinamentos realizados no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal e no 1º Grupamento de Engenharia General Lyra Tavares, em João Pessoa-PB.

Durante a pandemia do coronavírus, o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba já capacitou militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro em Defesa NBQR, com o propósito de ampliar o efetivo de agentes de desinfecção habilitados para trabalharem em ações de descontaminação de pessoal, ambientes e materiais.

Marinha do Brasil realiza ação de prevenção e combate ao Covid-19, em Paquetá-RJ

A Marinha do Brasil (MB), com o propósito de dar continuidade às ações de desinfecc?a?o de locais de grande circulação de pessoas, realizou, na manhã desta quarta-feira, 8 de abril, nova ação de combate à proliferação do coronavírus, desta vez, na Estação das Barcas em Paquetá.

Em coordenação com o Comando Conjunto do Leste, a ação está inserida no contexto da Operação “Covid-19”, em atendimento à diretriz emanada pelo Ministério da Defesa, que regula o emprego das Forças Armadas na prevenção e no combate ao vírus.

Para a aça?o, a Marinha do Brasil empregou Embarcações de Desembarque de Viatura e Pessoal e Embarcações de Desembarque de Viatura e Material, assim como um Destacamento de Fuzileiros Navais composto por cerca de 30 militares, que, após o desembarque na Praia da Moreninha, em Paquetá, realizou a atividade de desinfecção Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) na Estação das Barcas. Para a ação, foi utilizado um descontaminante a base de hipoclorito de sódio, com cloro ativo, e álcool 70%.

De acordo com o chefe de Estado-Maior do Grupamento Operativo de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) da Marinha do Brasil, Capitão de Mar e Guerra (FN) Márcio da Mota Xerém, as ações de desinfecção que estão ocorrendo em locais de grande circulação de pessoas fazem parte de um contexto maior, envolvendo todo o território nacional e a partir de demandas acatadas por diversos comandos conjuntos em organizações militares ou distritos navais de todo o País.

“Nossos militares são capacitados para atenderem a essas demandas e possuem grande experiência, adquirida durante grandes eventos públicos realizados no país, como Copa do Mundo, Copa das Confederações e Olimpíadas. Por isso, foram selecionados para realizar essas atividades em prol da sociedade”.

Usuário das barcas, o biólogo Antônio Edson ressaltou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelas Forças Armadas. “Esse trabalho de desinfecção é muito importante, pois transmite segurança e confiança às pessoas que dependem do transporte público para continuar realizando suas atividades”.

A capacidade de, a partir do mar, atuar em uma área de interesse no litoral, é inerente ao Poder Naval da Marinha. A mobilidade marítima, conferida pelo emprego de embarcações, somada ao emprego das tropas de Fuzileiros Navais, componente anfíbio do poder naval, possibilita à MB atuar em qualquer região que configure um cenário estratégico de interesse.

A Estação das Barcas (Praça XV) foi o primeiro local a ser desinfectado, no dia 26 de março, em uma ação que contou com a participação de 49 militares do Corpo de Fuzileiros Navais, treinados em procedimentos de Defesa NBQR. No sábado, 28, o Terminal Alvorada do BRT passou por desinfecção.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter