Exército participa de workshop internacional sobre biossegurança e doenças infecciosas emergentes

O Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN), representado pela Capitão Veterinária Jacqueline Roberta Soares Salgado, participou, nos dias 2 e 3 de março, do 1st UNESP- Kansas State University Workshop on Biosecurity and Emerging Infectious Diseases (Workshop sobre Biossegurança e Doenças Infecciosas Emergentes), na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), em Botucatu, interior paulista.

O objetivo da atividade, organizada pelo Dr. Jayme A. Souza Neto, coordenador do Laboratório de Genômica Funcional & Microbiologia de Vetores (Vectomics) da UNESP, foi apresentar os projetos e pesquisas de cada uma das instituições participantes.

Os temas abordados durante o evento foram Biossegurança e Doenças Infecciosas Emergentes; Doenças Transmitidas por Vetores para Humanos, Animais e Agricultura; Instalações de Pesquisa e Pesquisas dos pós-docentes e estudantes da UNESP. A atividade foi também uma excelente oportunidade para a realização de intercâmbio científico, haja vista ter contado com a participação de ilustres representantes da Kansas State University (KSU), como o Dr. Marcellus Caldas, Pró-Reitor dos Programas Educacionais e Colaborações Internacionais do Corpo Docente; Dr. Juergen A. Richt, Diretor do Centro de Excelência em Doenças Animais e Zoonóticas (CEEZAD); Dr. Stephen Higgs e Dr. William C. Wilson, Diretor e pesquisador, respectivamente, do Instituto de Pesquisa em Biosseg (BRI); e Dra. Berlim Londono, do Departmento de Entomologia.

À Cap Jacqueline coube apresentar uma palestra sobre o IDQBRN e as pesquisas desenvolvidas no instituto, destacando, também, perspectivas de colaboração com a UNESP no âmbito do memorando de entendimento recentemente celebrado entre a universidade e o Departamento de Ciência e Tecnologia.

Fonte: IDQBRN

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter